domingo, 7 de julho de 2013

Vestibular de Inverno é considerado o principal evento turístico de Maringá




Maringá recebe neste fim de semana cerca de 14 mil estudantes para o Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Até terça-feira (9), todos os quatro mil leitos de hotel da cidade estarão lotados. O preço das diárias chega a subir 100%. Pensionatos, casas de família e até motéis e hotéis da região ganham uma boa renda extra.

O fluxo de pessoas agita muitos segmentos como bares, restaurantes, táxis, shoppings, lojas, etc. Por conta desse movimento financeiro, o Convention & Visitor Boureax de Maringá considera o Vestibular de Inverno da UEM o maior evento turístico da cidade. "O número de inscritos é maior que o Vestibular de Verão. Não há coincidência de datas, pois são poucas as grandes universidades que aplicam provas no meio do ano", explica o presidente da entidade, Jonas Demostene.


Em dezembro de 2012, cerca de 16,9 mil pessoas prestaram o Vestibular de Verão da UEM em oito cidades do Paraná. Em julho deste ano, o número foi 25% maior. "A diferença é sentida no trânsito ao redor dos locais de prova, na venda da padaria, das lojas, etc", afirma Demostene.

Nos shoppings, o fluxo cresce cerca de 30%. "A praça de alimentação tem um ganho espetacular, sempre colocamos mais mesas e cadeiras neste período. As lojas também sentem o aumento, pois muitos estudantes vêm de cidades menores e gostam de passear nos shoppings e fazer compras", conta a gerente geral de um shopping do Centro de Maringá, Cláudia Michiura.

A expectativa para o vestibular é tão grande no shopping, que foi feita uma parceria com um colégio para realizar em suas instalações um "plantão de véspera" gratuito e aberto ao público. "É uma oportunidade para atrair os estudantes, especialmente os de fora, que querem revisar o conteúdo", conta Cláudia.

O movimento reflete financeiramente até nas cidades ao redor de Maringá. Sem leitos de hotel suficientes para abrigar todos os vestibulandos, alguns estabelecimentos da região também acabam lotando. Em Paiçandu, um hotel com 60 leitos está plenamente reservado para o período desde maio. "Temos pessoas do Mato Grosso, Goiás e de várias cidades de São Paulo. É com certeza um evento importante para a economia da região", diz a proprietária Márcia Helena Salvadori.

O Diário

Nenhum comentário: