quinta-feira, 4 de julho de 2013

Trabalho de Professoras do DCO é aceito em evento internacional





O trabalho Emprego, Salário e Demanda Agregada: uma análise teórica e evidência empírica, das professoras Maria de Fátima Garcia, Eliane Sbardellati e Mara Lucy Castilho, da UEM, e Elisangela Luzia Araújo, da UEM, foi aceito e apresentado na 10ª Conferência Internacional de Desenvolvimento em Economia Teórica e Política. O evento, foi realizado em Bilbao, Espanha, nos dias 27 e 28 de junho, foi promovido pela University of the Basque Country (Spain) and the Cambridge Centre for Economic and Public Policy , Department of Land Economy of the University of Cambridge (United Kingdom). A UEM foi representada pela professora Sbardellati.

As autoras explicam que “a atual crise do capitalismo, deflagrada em setembro de 2008, a partir do episódio das hipotecas subprime, atingiu severamente a economia mundial, suscitando, em muitas regiões, a adoção de medidas antirrecessivas, particularmente as fundamentadas nas concepções neo (clássica) do mercado de trabalho, como redução de gastos sociais e, inclusive salariais, como mecanismos de incentivo ao emprego. Tais medidas pressupõem que salário e emprego guardam entre si uma relação inversa de causalidade, concepção que foi, contudo, superada por dois teóricos do século XX: John Maynard Keynes e Michael Kalecki”. 

“O primeiro inverteu a relação de causalidade entre salário e emprego admitida pelos clássicos, desarticulando seu esquema lógico-formal, provando ser este equivocado e, o segundo, reafirmou a inconsistência da relação entre salário e demanda agregada, a partir de uma nova interpretação teórica da referida relação. Tendo em conta essas perspectivas, o presente estudo faz uma análise da crise atual, notadamente, das medidas adotadas no seu enfrentamento, fazendo uma crítica à sua base teórica fundamental. Nesse propósito, utiliza-se de um estudo empírico que abrange o período compreendido entre 1990 a 2012, nos mercados de trabalho brasileiro e europeu, investigando a existência de uma possível relação de causalidade entre nível de emprego e salário. Os principais resultados encontrados sugeriram que a relação admitida pela teoria neoclássica não se sustenta, ou seja, uma queda salarial não leva ao aumento do nível de emprego”.

UEM


Nenhum comentário: