domingo, 28 de julho de 2013

No Dia da Bicicleta UEM ganha paraciclos




Foram inaugurados, na manhã da última sexta-feira (26), 6 paraciclos (suporte físico onde é presa a bicicleta), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). 21 suportes foram doados por patrocinadores do Dia da Bicicleta e se encaixam dentro dos padrões recomendados pela ONG Transporte Ativo. Os seis já instalados estão no Bloco C-67. Os outros serão colocados em pontos estratégicos como na Cantina Central, na Biblioteca Central, no Bloco M-06, no Mudi e no Restaurante Universitário. Cada peça comporta 2 bicicletas.



“Esta é uma das iniciativas que estamos realizando para criar na UEM uma infraestrutura para os usuários da bicicleta. No futuro, pensamos em reivindicar a criação de ciclovias e ciclofaixas no câmpus”, explicou o professor Carlos Sica. Estavam presentes à instalação dos paracilos, além do professor Carlos Sica, o chefe de Gabinete da Reitoria, Maurício Custódio de Melo, o presidente da Associação dos Docentes da UEM (Aduem), Luciano Gonsalves, e a vice reitora Neusa Altoé, que registrou a preocupação da UEM “em cooperar para a criação de uma universidade preparada para o tráfego de bicicletas”.


Sica ainda informou que a inauguração faz parte do Dia da Bicicleta, uma parceria com a Aduem, que foi comemorado nesta sexta, dia 26. A ideia é incentivar as pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte.  


Programação – A abertura do evento foi realizada no Anfiteatro Ney Marques, já na quinta-feira (25), às 19 horas, com a organização de uma mesa redonda sobre Mobilidade Urbana, que teve o objetivo de orientar os participantes sobre os benefícios advindos do uso da bicicleta relacionados à saúde, ao meio ambiente e ao trânsito da cidade.


Na sexta, durante o dia, foram realizadas palestras sobre Cicloturismo e, à noite, houve um passeio ciclístico pelo câmpus universitário, que serviu de exemplo para estimular o uso desse meio de transporte no dia a dia. Os 700 participantes inscritos saíram  às 19 horas da Universidade Estadual de Maringá, seguiram pela Avenida Herval, passando pela catedral, e retornaram à UEM pela Avenida Duque de Caxias.


Esta é a segunda edição do Dia da Bicicleta. Na primeira, mais de 400 pessoas se inscreveram e foram entregues 300 camisetas alusivas ao evento. 

Outras informações pelo e-mail carlos@sica.pro.br.

UEM


Nenhum comentário: