terça-feira, 30 de julho de 2013

Feitech promove cultura de inovação





A I Feira de Inovação Tecnológica (I Feitech), realizada de 24 a 27 deste mês em Maringá, trouxe muitos resultados positivos, segundo seu coordenador, o assessor para Inovação Tecnológica e Professor do Departamento de Economia da UEM, Marcelo Farid Pereira. “O sucesso se traduziu no número de visitantes e de centenas de contatos entre empresas e clientes em busca de produtos e serviços de base tecnológica, que poderão resultar em parcerias e transferência de tecnologias. Essas parcerias efetivadas ou em processo são muito importantes e impactam diretamente o meio produtivo, pois, quando empresas tradicionais usam produtos ou serviços inovadores aumentam a competitividade por meio da inovação”. 

Para Farid, o grande destaque da feira foi a cultura de inovação criada no evento, com participação de pesquisadores e de acadêmicos de forma massiva. “Observa-se que realmente está acontecendo a transferência tecnológica por meio de empresas de base tecnológica. Além das empresas juniores da UEM, alunos de graduação e pós-graduação apresentaram projetos dentro da área tecnológica. Eles, além do conhecimento, tiveram acesso a treinamentos de como criar uma startup, como criar e como funciona uma empresa de base tecnológica, como tecnologias desenvolvidas pela UEM e apresentadas por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica da UEM (NIT) podem ajudar a gerar produtos e serviços de alto valor agregado, desta forma, criando toda uma cultura de inovação que pode contribuir para mudança de nossa sociedade”.

Comemorando a dimensão e os resultados do evento, Farid ressaltou que a Feitech criou um ambiente propício para o funcionamento da tripla hélice (governo-empresas-universidades) em gerar inovação. O professor lembra que o processo de inovação ainda está no início no Brasil e que sua consolidação não será fácil. “Precisaremos de empenho de todos os agentes. Por outro lado, esse processo não tem mais retorno. Quem não participar dele corre sério risco de ficar defasado e não competitivo”.

As atividades ocorreram simultaneamente na Incubadora Tecnológica de Maringá na UEM e em vários ambientes do Parque de Exposição Francisco Feio Ribeiro. Na programação, palestras sobre propriedade intelectual, negociações entre empresários e clientes, apresentação de tecnologias produzidas pela UEM que podem se transformar em negócios e produtos de base tecnológica, apresentação de serviços que podem auxiliar empresas na competitividade e realização de concurso de startup. Participaram da Feitech, a UEM, a Unicesumar, as Incubadoras Tecnológicas de Maringá e de Londrina, o Senai, o Bom Negócio Paraná, empresas juniores de consultoria, Peiex, Observatórios do Sistema Fiep, Aiesec, empresas privadas, entre outros. Durante sua realização, o reitor Júlio Santiago Prates e a vice-reitora Neusa Altoé visitaram a feira.

Todos os trabalhos apresentados nos eventos estarão disponíveis no site www.sites.uem.br/feithec. 

UEM

Nenhum comentário: