sexta-feira, 5 de julho de 2013

Museu da Bacia é premiado







O projeto Museu da Gente: acessibilidade e inclusão social no Museu Bacia do Paraná foi contemplado com um prêmio no valor R$ 180.330,00 , concedido pela Caixa Econômica Federal.

A instituição financeira abriu a seleção em todo o país para o patrocínio de projetos que visem assegurar a democratização do acesso e a preservação do patrimônio cultural brasileiro. A proposta apresentada pelo Museu Bacia do Paraná (MBP) ficou na quarta colocação e prevê a reforma de acessos com barras de apoio e construção de banheiros adaptados aos cadeirantes; a remodelação de parte das instalações do MBP dedicados a exposição permanente para garantir a acessibilidade e oferecer maior segurança a todos os visitantes, em especial, aos portadores de necessidades especiais, aos idosos, crianças e jovens em situação de risco. O dinheiro já está disponível e as obras terão início imediato. 

O MPB é ligado à Universidade Estadual do Maringá (UEM), sendo responsável pela salvaguarda de coleções da época da ocupação do Norte do Paraná, datada da década de 1940. Reúne elementos que representam as histórias e as memórias sociais regionais. Além disso, promove inúmeras exposições garantindo visibilidade aos artistas locais. 

A diretoria do MPB trabalha em outros projetos como a ampliação da área de reserva técnica do MBP, a modernização do espaço da exposição permanente por meio da aquisição de equipamentos como totens, computadores, projetor multimídia, luminárias adequadas, entre outros. 

O Museu está instalado no câmpus sede da UEM, ao lado do prédio da Reitoria. Informações pelo e-mail sec-mbp@uem.br ou pelo telefone (44) 3011-4294.

UEM 


Nenhum comentário: