quinta-feira, 18 de julho de 2013

UEM abre edital para bolsas de intercâmbio com o México



A UEM foi contemplada com cinco bolsas do Programa de Bolsas Ibero-Americanas. Lançada em 2011, a iniciativa tem como foco incentivar e promover a mobilidade de estudantes de graduação entre universidades iberoamericanas. 


Os editais do Programa serão abertos durante cinco anos (2011 a 2015). Na 1ª edição, em 2011, foram concedidas 1.000 bolsas de estudos, distribuídas entre universidades de 10 países: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. No Brasil, 49 universidades foram beneficiadas com o total de 265 bolsas de estudos. 

Em 2012, o Programa financiado pelo Banco Santander concedeu 530 bolsas de estudo para 88  universidades brasileiras. Este ano, em sua 3º edição, a iniciativa ampliou ainda mais seu impacto e vai beneficiar 800 universitários de 110 Instituições de Ensino Superior.

Segundo o edital, a proposta do programa é: “promover a internacionalização da atividade acadêmica; criar novas frentes de colaboração e reciprocidade; fortalecer o intercâmbio bilateral; e estreitar o relacionamento entre universidades dos países iberoamericanos por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável.

A UEM é uma das Universidades que aderiram ao Programa. Os graduandos da UEM poderão concorrer a intercâmbios com quatro universidades mexicanas: Universidad Autónoma de Aguascalientes (foto); Autónoma del Estado de Hidalgo; Autónoma Metropolitana; e Universidad Juárez Autónoma de Tabasco. 

As bolsas são no valor integral de três mil euros (R$ 7.782,30). 

Para participar é preciso atender às solicitações que estão no Edital 04/2013, do Escritório de Cooperação Internacional (ECI). As inscrições estão abertas até 18 de agosto, às 16h30. 

UEM


Nenhum comentário: