sexta-feira, 5 de julho de 2013

Vestibular da UEM começa no domingo





Há poucos dias do início do Vestibular de Inverno de 2013, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) se prepara para receber os 21.269  inscritos para este concurso, que começa no domingo, dia 7, com aplicação da prova de Conhecimentos Gerais. 

Serão 40 questões de alternativas múltiplas que envolvem conteúdos referentes às seguintes matérias do ensino médio: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. 

Na segunda-feira, dia 8, a prova traz 15 questões de alternativas múltiplas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa; além de 5 questões de alternativas múltiplas de Língua Estrangeira (espanhol, francês ou inglês, de acordo com a opção indicada na Ficha de Inscrição) e Redação, na qual poderá ser solicitada a produção de dois a quatro gêneros textuais. 

Na terça-feira, último dia do concurso, os vestibulandos terão de responder 40 questões de alternativas múltiplas na prova de Conhecimentos Específicos, sendo 20 questões de cada uma das matérias pertinentes ao curso escolhido. 

Fiscais e plantão de véspera 
Cerca de 1.300 pessoas estarão envolvidas com a realização do concurso, incluindo fiscais, intérpretes de libras, motoristas, pessoal de apoio, atendimento médico, entre outros. 

No sábado, dia 6, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU)  da UEM realiza o trabalho de etiquetagem das carteiras. E, durante todo o dia, haverá plantão na sede da Comissão, no Bloco 28, câmpus de Maringá. O plantão começa às 8 horas e segue até o meio-dia e depois das 13h30 às 17h30. É a chance para quem ainda precisar consultar local de prova, horário ou tirar qualquer outra dúvida. 

Consulta ao local de prova 
O candidato também poderá consultar o local de prova pela internet, acessando o Menu do Candidato no endereço www.vestibular.uem.br. A CVU recomenda verificar, com antecedência, como chegar até seu local de prova, calculando o tempo de percurso para evitar atrasos. 

Horário das provas 
Nos três dias do Vestibular de Inverno 2013 soará um sinal, às 8h30, autorizando a entrada dos candidatos nas salas, mediante apresentação de documento de identificação original. Às 8h50 soará outro sinal, determinando o encerramento da entrada em sala e o início das provas. Os candidatos terão até às 13 horas permanecer na sala. 

O que levar 
É necessário apresentar, na entrada da sala, o documento oficial e original com foto. Ainda é preciso levar caneta de cor azul escuro ou preta, de escrita grossa e de tubo transparente, para o preenchimento da folha de resposta.

Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3, IPod e equipamentos similares. E nem de bonés, gorros, luvas e outros adereços semelhantes. O uso de lápis e borracha para o rascunho é permitido. 

Cidades 
Entre os 21.269  inscritos, 14.032, prestarão o concurso em Maringá. Haverá provas na UEM, no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, na PUC, no Unicesumar e na Faculdade Ingá, já no novo endereço à Rodovia PR 317 nº 6.114, na saída para Astorga.

Também serão aplicadas provas nos câmpus regionais da UEM em Cianorte, onde estão inscritos 948 candidatos; Cidade Gaúcha, 102 candidatos; Goioerê, 421 candidatos; Ivaiporã, 405 candidatos; e Umuarama 1.845 candidatos. 

Os demais vestibulandos farão as provas em outras três cidades da região.  Em Apucarana são esperados 1.801 candidatos na sede da Fecea. Em Campo Mourão o concurso será na Fecilcam, com 698 candidatos.  E, por último, 1.017 se inscreveram para realizar o concurso em Paranavaí, na sede da Unipar. 

Concorrência 
O curso mais concorrido neste vestibular é o de Medicina, com 322,8 candidatos por vaga. Arquitetura e Urbanismo vem em seguida, com 78,1 concorrentes por vaga. E na sequência estão Engenharia Civil (55), Odontologia (52,7) e Engenharia Mecânica (51,5). A concorrência completa está disponível neste link. 

Perfil dos candidatos 
A maioria dos inscritos no Vestibular de Inverno 2013 da UEM é do sexo feminino (56,4%), tem 17 anos (41,7%), é de raça branca (76,4%) e vive no Paraná (76%). É o que revela o questionário socioeconômico preenchido pelo candidato no momento da inscrição.

Ainda com base neste questionário, é possível afirmar que 25,6% dos vestibulandos moram em Maringá e 32,1% em outra cidade da região Noroeste do Paraná. Fora do estado, São Paulo enviará o maior número de pessoas para as provas (16,9%).

As informações oferecidas pelos candidatos apontam ainda que a maior parte fez o ensino fundamental (44,5%) e o médio (42,2%) na escola pública e também não frequentou cursinho pré-vestibular (55,9%). 

Vagas e Resultado 
Neste concurso foram abertas 1.488 vagas em mais de 60 cursos de graduação nos câmpus de Maringá, Cianorte, Umuarama, Cidade Gaúcha, Goioerê e Ivaiporã. Há reserva de 20% de vagas para cotistas (estudantes de escolas públicas e que têm renda familiar per capita de até um salário e meio).

A lista com os aprovados será publicada no site www.vestibular.uem.br, no dia 26 de julho, às 10 horas. A matrícula dos candidatos aprovados no limite das vagas será realizada de 10 a 13 de janeiro de 2014, exclusivamente pela internet, em www.daa.uem.br . O início das aulas será em fevereiro de 2014.

Outras informações pelo website ou diretamente na CVU, Bloco 28, no câmpus sede da UEM. O fone para contato é (44) 3011-4450.

UEM

Nenhum comentário: