sábado, 6 de julho de 2013

Abaixo-assinado Segurança e Patrulhamento no Jardim Universitário Maringá-PR





Para: Câmara de Vereadores, Batalhão da Polícia Militar, Batalhão da Polícia Civil

Maringá, 04 de julho de 2013.

Prezados Senhores (as),

Em Maringá-PR, os casos de assaltos tem se concentrado na Zona 07, segundo informações do Jornal Gazeta do Povo (14/02/2012), a Zona 07 tornou-se um dos bairros mais perigosos da cidade, quando o assunto é assalto. No ano de 2011, foram registrados 1.256 boletins de ocorrência deste crime, porém, destacamos que os números de assaltos não computados são superiores ao apresentado nesta pesquisa. 

Consideramos que há uma população de aproximadamente 10 mil pessoas que vivem ou circulam pelo Jardim Universitário. Dentre esse número encontram-se idosos, jovens, adultos, crianças, estudantes universitário e comerciantes. Em vista disto, a criminalidade aumenta dia-a-dia, a onda de assaltos e venda de drogas intensificou-se nesta região nos últimos anos, principalmente pela falta de iluminação pública adequada nas ruas e ao não patrulhamento da Polícia Militar. 

A operação via Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal que tem a finalidade de garantir a tranquilidade à comunidade residente neste bairro, ocorre duas vezes ao ano, durante o período de vestibular da Universidade Estadual de Maringá-UEM. As ações promovidas pela Segurança Pública maringaense prevê a coibição do uso de álcool, drogas e som alto, o que de fato ocorre nos três dias de vestibular, onde toda a atenção da mídia e governantes voltam-se a famosa Zona 07. 

Mas, a comunidade não está satisfeita com o descaso e com práticas de segurança 'homeopáticas' que lhes é oferecida. Queremos chamar a atenção das autoridades competentes, no que se refere a violência urbana que estamos enfrentando, vista em vizinhos, repúblicas, amigos, parentes e comércio local. 

A violência existe, e pessoas estão ficando reclusas em suas casas devido à ousadia dos meliantes que assombram o direito de ir e vir dos cidadãos. 

É dever do Estado garantir Constitucionalmente a segurança de toda a população. A violência praticada no Jardim Universitário, agride à toda população e comunidade acadêmica, cujo a segurança tem de ser fiscalizada e defendida pelo Poder Público. 

Objetivamos com esta Petição Pública chamar a atenção das autoridades políticas e policiais para que tomem medidas destinadas a acabar com esta violência e criminalidade instaurada na Zona 07. Reivindicamos um policiamento efetivo e constante nesta região, de forma a prevenir possíveis ações de marginais. Criando uma Comunidade Móvel da Polícia Militar como forma de exercer uma fiscalização permanente neste bairro.


Os signatários 


Nenhum comentário: