domingo, 28 de julho de 2013

UEM é a campeã geral dos 53º JUPs





Foram encerradas, na última quinta-feira (25), as disputas dos 53º Jogos Universitários do Paraná, que se iniciaram no dia 19, em Campo Mourão. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi a grande campeã, somando 211 pontos na classificação geral da competição, garantindo ainda como prêmio uma van Renault Master, que será de uso exclusivo do curso de Educação Física da Instituição. Em segundo lugar ficou a UFPR de Curitiba com 132 pontos e em terceiro a UEL de Londrina com 126 pontos. A UEM conquistou a primeira colocação em quatro modalidades: natação masculina, tênis de mesa feminino, voleibol de praia feminino e xadrez feminino.


“Desde 2004, a UEM conquistou dois vices campeonatos, em 2007 e 2008, e seis  títulos de campeã geral, em 2006, 2009 e nos anos consecutivos”, lembrou o professor Fernando Starepravo, chefe da delegação da UEM.

Participaram da disputa 30 instituições de ensino superior paranaenses, representadas por 224 equipes, compostas por um número aproximado de 1.700 pessoas, entre atletas e dirigentes.
A cerimônia de premiação final foi realizada no Clube 10 de Outubro, contando com a presença da prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay; do secretário do Esporte do Estado do Paraná, Evandro Rogério Roman; da chefe do escritório regional “7” da Secretaria do Esporte do Estado do Paraná, Rosangela Koch; do presidente da Federação Paranaense do Desporto Universitário, Ney Mecking; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Mourão, Pedrinho Nespolo e da deputada estadual Marla Tureck.

Ao todo foram 14 modalidades esportivas em disputa, sendo atletismo, badminton, basquete, basquete 3 x 3, futsal, futebol 7, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, todos no feminino e masculino, exceto o futebol 7, disputado apenas no naipe masculino e o basquete 3 x 3, que foi disputado somente no feminino.
Para o secretário de esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, o destaque foi para o salto (em números de participação e modalidades) na participação dos JUPs em 2013 e a importância da vivência do esporte universitário. “O JUPS tinha cerca de 800 participantes, esse ano o número foi para quase 2300 atletas. Quero agradecer profundamente a todos os participantes toda a equipe da SEES, FECAM, FPDU e Renault, que disponibilizou uma “van” como premiação para ser usada, exclusivamente, no curso de Educação Física ou Atlética da Instituição campeã”, disse Roman.

O presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), Ney Mecking, elogiou a todos que fizeram dos 53º JUPs um grande sucesso. “Temos que elogiar toda a equipe que trabalhou na competição e dizer que com o comprometimento de todos os resultados não poderiam ser mais gratificante e satisfatório com o pleno sucesso da competição. Agora mudamos o foco para a montagem da delegação paranaense que irá representar o Estado nas Olimpíadas Universitárias na cidade de Goiânia no final de outubro”, disse Ney Mecking.

A prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay, que junto com o secretário especial do Esporte, Recreação e Lazer do Município, Getúlio Ferrari Júnior, entregou uma placa em homenagem a Evandro Rogério Roman e Ney Mecking, demonstrou sua impressão positiva sobre os 53º JUPs realizados na cidade. “Com certeza foi uma grande festa do esporte que vivemos nestes dias, pude acompanhar um grande número de jogos e disputas, convivi por alguns momentos com os atletas aqui no refeitório, e gostei muito do que vi, é importante à prática do esporte também nas faculdades e universidades, e com o que vi aqui, valerá certamente o incentivo para que as instituições superiores da nossa cidade fortaleçam as questões desportivas, para que as participações futuras do nosso município nesta disputa sejam cada vez mais intensas”, ressaltou a prefeita, que não destacou a possibilidade de Campo Mourão vir a sediar novamente a competição nos próximos anos.

Os Jogos Universitários são promovidos pelo Governo do Paraná através Secretaria de Estado do Esporte, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Mourão e Fundação de Esportes (FECAM). 

Mais informações sobre a competição podem ser obtidas em www.jogosuniversitarios.pr.gov.br.

UEM

Nenhum comentário: