domingo, 14 de julho de 2013

Eleição para conselheiro do TC-PR será na segunda




A eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) foi marcada para a próxima segunda-feira (15), às 17 horas, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Quarenta candidatos poderão ser votados pelos deputados, que não precisam revelar o candidato que irão escolher. Segundo o regimento interno da Casa, o voto é secreto. Os deputados Plauto Miró (DEM) e Fábio Camargo (PTB), que concorrem à vaga.

 No total, 45 pessoas haviam se inscrito para concorrer à vaga. Três desistiram da candidatura. Outros dois candidatos não apresentaram a documentação necessária e foram desclassificados. Os 40 restantes foram sabatinados por uma comissão especial - composta por cinco deputados - em entrevistas individuais.


A comissão julgou que todos eles preenchem aos requisitos necessários para concorrer à vaga. São eles: ser brasileiro; ter idade entre 35 e 65 anos; idoneidade moral e reputação ilibada; mais de 10 anos de exercício de atividade profissional e notório conhecimento nas áreas jurídica, econômica, financeira, contábil ou de administração pública.

Também na segunda-feira (15), os últimos 12 candidatos sabatinados poderão se pronunciar durante sessão da Assembleia. Cada um poderá falar por cinco minutos, prorrogáveis por mais dois. O uso do tempo é facultativo.

Para ser eleito, o candidato precisa da maioria dos votos dos parlamentares presentes na sessão. Caso nenhum candidato atinja a maioria, será realizado um segundo turno com os dois mais votados. Se ainda assim persistir o empate, será eleito o candidato mais idoso.

A vaga foi aberta com a aposentadoria compulsória de Hermas Brandão, que completou 70 anos. Os conselheiros do TC-PR são responsáveis por fiscalizar o uso do dinheiro público e analisar as contas do estado, prefeituras e câmaras de vereadores.

Protesto
Um protesto contra a nomeação de políticos e falta de transparência na eleição para o cargo de conselheiro está marcado para a próxima segunda-feira (15) em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Cívico, ao meio-dia. Mais de 2 mil pessoas confirmaram presença até esta sexta-feira (12) por meio do Facebook.

Debate informal
Apenas nove dos 40 candidatos ao cargo de conselheiro do TC-PR compareceram a um debate público realizado na quinta-feira (11) na UFPR. Os deputados Plauto Miró e Fábio Camargo não foram e não se justificaram.

O debate foi organizado por Eduardo Reiner, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e colaborador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que não participa da disputa. “Aproveitando o momento de pessoas saindo às ruas, achei que fosse a hora certa de fazer o debate”, disse. Cerca de 200 pessoas compareceram.

Uma mesa redonda composta por membros da UFPR, do Ministério Público e da OAB sabatinaram os candidatos, que também tiveram tempo para expor o porquê seriam boas opções para a vaga. Na discussão, os candidatos afirmaram que a eleição deveria ser adiada para dar mais tempo para a discussão pública sobre o assunto.

Reiner diz que a Assembleia se negou a divulgar os contatos dos candidatos para a convocação para o debate. "Foi tudo feito de improviso, tivemos que ir atrás porque não houve transparência", reclama.

Candidatos
1. Fábio Camargo – deputado
2. Prescila Alves Pereira Francioli – contadora
3. Jorge Luiz Zuch (Cascavel) – contador
4. Maurício Bastos – professor
5. Roberto Bohlen Seleme – engenheiro e professor
6. Flávia Freire – policial civil
7. Erli de Pádua Ribeiro – formação em Administração, pedagogia, letras e história
8. Eduardo Kardush – professor
9. Jozelia Nogueira – procuradora do estado
10. Amaury José Soares – advogado da União
11. Edson Navarro Tasso – auditor do TC
12. Plauto Miró Guimarães – deputado
13. Rubens Artur Hering – administrador
14. Daniel Ferreira – advogado
15. Sérgio Augusto Kalil – professor da UFPR
16. Sérgio Luiz Libel – contador, representante comercial e especialista em transações imobiliárias
17. Tarso Cabral Violin – advogado
18. Francisco de Assis Inocêncio
19. Carlos Alberto da Costa Macedo – economista e assessor da presidência do Tecpar
20. Cristiano Niemeyer – engenheiro civil e bacharel em Direito
21. Bruno Maurizzio Tosin – graduado em tecnologia mecânica
22. Ivonei Niasi – advogado de Arapongas
23. Luciano Pereira Mewes – advogado
24. Joel Melo Cordeiro – vereador em Colombo
25. Maria Dolores Moreira Alves – agente delegada do Serviço Distrital de Cruzeiro do Norte, Rancho Alegre
26. Audrey Manzanatti Bornia – advogado
27. Sílvia Kasmirski – Ciências Contábeis
28. Alexendre Aut dos Santos – Ciências Contábeis
29. Marlus Vinicius Forigo – filósofo e cientista político
30. Henderson Flávio Raimundo
31. Cleís Maria Heinm Weber – advogada
32. Andreia Ricetti Bueno Fusculim
33. Melissa Folmann – advogada
34. Luiz Guilhermino Rorato
35. Beatriz Soek Pepes Athanásio
36. Antonio Spolador Júnior
37. Paulo Roberto Drabik
38. Antonio Gonçalves de Oliveira
39. Marcos Schrappe
40. Silvana do Rocio Oliveira Geara


Nenhum comentário: