quinta-feira, 4 de julho de 2013

UEM tem primeiro curso com dupla diplomação






Foi aprovado o primeiro curso com dupla diplomação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A notícia foi divulgada, na tarde desta quinta-feira (27), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que publicou o resultado do Edital 017/2013, relativo ao Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), em Portugal. O documento torna pública a informação de que alunos do curso de Matemática da UEM terão a oportunidade de realizar a metade da graduação na Universidade de Lisboa.

O edital publicado pela Capes teve o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras – GCUB, que a UEM passou a integrar em novembro do ano passado. O objetivo da iniciativa era o de “selecionar projetos de parceria universitária entre cursos de licenciatura brasileiros e Universidades portuguesas parceiras, visando a realização de graduação sanduíche, com dupla diplomação, de estudantes brasileiros”.  Foram contemplados 40 projetos, que poderão enviar no mínimo cinco e no máximo sete licenciandos a Portugal.

Os alunos receberão bolsas de estudo e pesquisa. Poderão participar alunos do segundo ano da licenciatura em Matemática da UEM. Eles realizarão graduação sanduíche com duração de vinte e quatro meses, em Lisboa, e vão terminar o último ano da licenciatura na Instituição. Pelo cronograma do Projeto, o grupo viaja para Portugal já em setembro de 2013. 

Processo – O encaminhamento do Projeto ao edital do PLI foi realizado pelo curso de Matemática, com a assessoria da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e do Escritório de Cooperação Internacional (ECI). Segundo a pró-reitora de Ensino, Edneia Rossi, a graduação sanduíche é uma oportunidade que extrapola a formação do intelectual, “dando a ele oportunidades de novas vivências e ampliação da sua bagagem cultural”. A Universidade também ganha, explica a assessora do ECI, Evanilde Benedito, “visto que é um passo importante no processo de internacionalização da UEM”.

Para a coordenadora do curso de Matemática da UEM, Lilian Akemi Kato, a aprovação do projeto é fruto de um trabalho conjunto entre professores, acadêmicos e funcionários, do Departamento de Matemática e da UEM que vem, ao longo desses 42 anos de existência do curso de Matemática, se consolidando e aprimorando em todos os campos e que atua. “Nesse sentido a mobilidade acadêmica vem somar-se a esse processo, permitindo, aos estudantes envolvidos, uma vivência cultural e experiências internacionais que proporcionarão um diferencial na sua formação”.

O reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, disse que a aprovação da primeira dupla diplomação é um reconhecimento para a UEM. “Engrandece a nossa Universidade e reforça o processo de internacionalização que é dos compromissos assumidos pela comunidade universitária. Essa comunidade elaborou um Plano de Internacionalização, que tem como foco possibilitar que a UEM caminhe rumo a uma universidade de classe mundial. E essa primeira dupla diplomação é uma conquista que referenda o esforço de todos nesta direção. Ganha a comunidade universitária, especialmente, os alunos, que terão uma formação diferenciada, e as instituições envolvidas, que se aproximam, tornando possíveis outros tipos de cooperação."   





UEM

Nenhum comentário: