quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mercado de trabalho do economista é debatido durante o 2º EPECO




Assuntos relacionados ao currículo e a área de atuação do economista foram abordados durante o 2º Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes de Economia (Epeco), realizado pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR), nos dias 28 e 29 de junho, no SESC/Caiobá (Rua Dr. José P. Rebelo Júnior 91), município de Matinhos/PR. Entre os destaques da programação esteve a palestra com o vice-presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON), Luiz Alberto de Souza Aranha Machado, que falou sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado para este profissional e orientou como os estudantes e profissionais podem aproveitar.

Machado destacou momentos históricos vividos na economia e ressaltou a participação efetiva dos economistas em diferentes mercados. Segundo ele, os cursos de graduação não devem ser o passo final para o ingresso no mercado de trabalho, pois é preciso ter um complemento, uma especialização específica para a área desejada. Ele ainda comentou que as oportunidades são amplas para o economista, podendo atuar em bancos, como peritos, no desenvolvimento de projetos, entre outras atividades. 

Na programação ainda esteve a discussão sobre a Modernização do Currículo do Curso de Ciências Econômicas, apresentada pelos economistas José Guilherme da Silva Vieira, Carlos Magno Bittencourt e Andréa Cristhine Prodohl Kovalczuk. E finalizou com o debate sobre “O Mercado de Trabalho do Profissional Economista”, com a participação dos economistas Eduardo Cosentino, Daniel Rodrigues Poit e do vice-presidente do CORECONPR, Celso Machado.



No segundo dia do evento, os coordenadores dos cursos de economia do Paraná estiveram reunidos para discutir a modernização da grade curricular, observando situações internas das universidades e a possibilidade de modernização.

A programação do evento encerrou com a realização dos minicursos sobre consultoria empresarial, com a economista Maria de Fátima Miranda, Conselheira do CORECONPR e professora de economia da UEPG e sobre Projetos de Investimentos, ministrado pelo economista Eduardo Moreira Garcia, do BRDE.


CORECON PR

Nenhum comentário: