quinta-feira, 18 de julho de 2013

Aproximação entre Pibid e políticas da Seed-PR é discutida em reunião




No último dia 10, coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) de nove Instituições de Ensino Superior do Paraná se reuniram em Curitiba com a superintendente de educação da Secretaria de Educação do Estado (Seed-PR), Eliane Vieira Rocha. Na ocasião, foram debatidos assuntos relacionados à aproximação entre as ações da Seed-PR e do Pibid, programa mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Pibid é uma iniciativa para o aprimoramento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas aos alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por IES em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. 

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Entre os temas discutidos na reunião, destacaram-se a expectativa da Seed-PR de contar com o empenho dos vários agentes escolares e universitários ligados ao Pibid para a melhoria dos indicadores de qualidade da educação pública no Estado.


Divulgados recentemente, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) de 2012 demonstraram que o desempenho dos estudantes do ensino fundamental e médio está bem abaixo do desejável (básico e abaixo do básico, respectivamente). Também foi ressaltada pela superintendente da Seed a necessidade de inserir o Pibid nas discussões e deliberações do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente.


O principal assunto colocado em pauta pelos representantes do Pibid no estado foram os preparativos para a realização do II Fórum de Áreas do Pibid no Paraná, apresentando o convite para que a superintendente e o secretário de educação tomassem parte na sessão plenária do II Fórum, ao lado dos pró-reitores de graduação das IES participantes do programa. A proposta dessa sessão é abordar a temática geral do evento: O lugar do PIBID numa política estadual de formação de professores.


Além disso, os coordenadores se dispuseram a comparecer ao Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente e constituir um grupo de trabalho para estreitar o relacionamento com a Seed. Nesse sentido, ao final do encontro ficou acordado que, no mês de agosto, estará em funcionamento uma página do Pibid no site geral da Seed, com a colaboração de todos os Pibid do estado. O programa está implantado em 13 instituições de ensino.


Participaram da reunião o diretor de Políticas e Programas Educacionais da Seed, professor Eziquiel Menta e os professores coordenadores institucionais do Pibid, Carla Holanda da Silva (UENP), João César Guirado (UEM), Ana Lúcia Bacon (UEPG), AwdryMiquelin (UTFPR), Karina Beckmann (Unicentro), Márcia Stentzler (Unespar), Dulcineia Galliano (Unespar), Eduardo Barra (UFPR), Vera Lucia de Oliveira Bahl (UEL) e Maria Lucia Buher Machado (IFPR).

UEM

Nenhum comentário: