segunda-feira, 2 de setembro de 2013

UEM é um dos polos do ProFis




A Universidade Estadual de Maringá é um dos polos do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis), lançado em 28 de agosto, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o presidente da entidade, Jorge Almeida Guimarães, em matéria no site da Capes, o programa é fruto do já existente Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), que atualmente é o maior curso de pós-graduação no País. ProFis é um programa nacional voltado a professores de ensino médio e fundamental com vistas a melhorias para o ensino de Física no País. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e será coordenado por ela. 

Neste momento inicial, conta também com a participação de várias instituições de ensino superior que constituem 21 polos regionais onde ocorrerão as atividades de ensino e desenvolvimento do programa.

O Polo da UEM do Profis iniciou sua primeira turma em 26 de agosto, com dez alunos, sob coordenação de Paulo Ricardo G. Fernandes. Para o professor, a iniciativa é extremamente importante e pretende atender a demanda de professores de Física da rede de ensino médio e fundamental que desejam se capacitar. Apontando que a meta é melhorar a qualidade de ensino nessa área, Fernandes ressalta que a mudança deve ser sentida mais a longo prazo. Destaca ainda que isso dependerá da continuidade do programa pela Capes e pelos polos, da adesão de novos polos, da oferta de mais vagas. A expectativa do professor é que o curso seja de fluxo contínuo. O mestrado tem como característica diferenciada o fato de ter 50% de seu conteúdo voltados especificamente para a Física. Os alunos deverão, além de apresentar a dissertação, produzir um produto, que pode ser um filme, um vídeo, um software, um novo experimento ou uma nova abordagem de determinado assunto na área.

Na UEM, o ProFis atua em três linhas de pesquisa. A primeira, Física no Ensino Fundamental, tem seu foco na Física na Educação Básica Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas. A segunda linha, Física no Ensino Médio, prioriza a Física na Educação Básica, atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando a uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos. A última linha de pesquisa, Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física, tem como prioridade a formação de professores de Física em nível de mestrado no desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.

Matéria sobre o lançamento do ProFis pode ser visto neste link. Informações adicionais sobre o ProFis da UEM podem ser obtidas pelo fone 3011- 5900 ou no site www.dfi.uem.br/dfimestrado/.

UEM

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