quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mais universidades brasileiras figuram entre melhores do mundo



Entre as 800 melhores universidades do mundo, 22 são brasileiras. O ranking World University de 2013, da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), mostra a Universidade de São Paulo (USP) como a instituição brasileira com a mais alta colocação. A universidade paulista avançou 12 posições desde o ano passado e agora está no 127ª lugar, sendo a melhor colocada também considerando toda a América Latina.

Em seguida vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que subiu da 228ª para a 215ª posição e a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é a 284ª melhor instituição de ensino superior e saltando 47 posições em relação à lista de 2012, quando figurava em 333º lugar.

No topo permanecem o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, seguido pela Universidade Harvard e pela Universidade de Cambridge, do Reino Unido. Entre as dez melhores estão seis dos Estados Unidos e quatro do Reino Unido.

Os pontos recebidos pelas universidades são uma soma de notas em diversos indicadores, como a reputação acadêmica, reputação do empregador, número de estudantes internacionais, entre ouros. Neste ano, 62.094 acadêmicos e 27.957 empregadores foram ouvidos para a composição do ranking.
Recorte nacional

Além de USP, Unicamp e UFRJ, o Brasil ainda conta com mais 19 instituições de ensino superior no ranking, sendo 13 federais, três estaduais e três particulares.

Seis das dez melhores instituições brasileiras na lista subiram de posição em relação à edição de 2012, sendo que dez delas haviam ficado de fora na edição anterior.

UEM


Nenhum comentário: