domingo, 22 de setembro de 2013

Democracia é tema de Congresso Internacional de História




A democracia é o grande tema do VI Congresso Internacional de História, promovido pela UEM de 25 a 27 deste mês. Embora as atividades comecem de manhã, a solenidade de abertura será às 19h30, no Bloco B-33 (PDE). Logo a seguir, a professora Donna Gabaccia, da Universidade de Minnesota, dos Estados Unidos, uma das maiores autoridades em estudos de migração, cerceamento do direito de ir e vir, falará sobre o tema The Freedom to Move: foundation for democracy?   

O segundo grande tema será sobre democracia e socialismo. O professor Daniel Aarão Reis, da Universidade Federal Fluminense, discorrerá sobre O Nacional-Estatismo entre a Ditadura e a Democracia, na noite do dia 26. Encerrando o evento, Fabio Nigra, da Universidade de Buenos Aires, Argentina, profere a conferência, Discurso Democrático en el Cine de Hollywood?

Também estão programadas, na Faculdade Cidade Verde, apresentações de 72 paineis (das 10 às 12 horas) e de 552 comunicações orais nos simpósios temáticos (das 13h30 às 17h30). Além disso, o evento recebe duas exposições. A primeira delas, intitulada Os Bombardeios Nucleares a Hiroxima e Nagasaki, poderá ser vista de 23 a 30 deste mês, na Biblioteca Central da UEM. A mostra, que já foi vista no Japão, Estados Unidos e Argentina, retrata a destruição e a tragédia provocada pela guerra e pretende servir de inspiração para que as pessoas exijam um mundo sem armas nucleares. A Exposição de Calçados Representativos de Personalidades Icônicas da Moda dos Séculos XX e XXI foi organizada por alunos do curso de Moda da UEM. A mostra pode ser visitada somente no dia 25, das 9 às 17h30, no Bloco H-12. 


Outras informações no Programa de Pós-Graduação em História, Bloco H-12, sala 16, fone 3011-4895, site www.cih.uem.br/ ou e-mail cih.uem@gmail.com.

UEM


Nenhum comentário: