quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Nota Oficial do CAECO sobre o "Sarau da Bastilha"




O Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO), entidade máxima de representação do corpo discente do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vem por meio desta, se manifestar, sobre o denominado “Sarau da Bastilha”, divulgado nas redes sociais para amanhã, quinta-feira (12), no campus sede da Instituição.




Compreendemos a indignação por parte da Comunidade Acadêmica e Externa diante dos fatos ocorridos na última quinta-feira (5), onde estudantes foram covardemente agredidos. Como já manifestamos em Pronunciamento Oficial, repudiamos todo e qualquer ato de violência. Desde a última sexta-feira (6), procuramos contribuir com a Comunidade na construção de ações coletivas, que visem apurar todos os fatos e responsabilizar os agressores, além de dar todo o suporte necessário as vítimas.

Diante disso, o CAECO, manifesta ser contrário a realização do denominado “Sarau da Bastilha”, por compreender que este evento não contribui com a resolução dos problemas atuais e não expressa uma ação política de resistência. No mesmo dia será realizado um Ato contra a repressão no campus, onde toda a Comunidade Acadêmica dialogará, inclusive, com a Comunidade Externa, ao sair do campus e ir tanto ao Ministério Público como na Câmara Municipal de Vereadores. O Ato será no período da tarde, e foi construído pela Comunidade, que vem comparecendo nas reuniões abertas realizadas no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEM, tendo o apoio do CAECO.

Salientamos que compreendemos e somos solidários a manifestação dos idealizadores do “Sarau da Bastilha”, uma vez que convergimos no repúdio à violência sofrida pelos estudantes na última quinta-feira (5), contudo, somos contrários a realização deste evento. Para o CAECO, violência não deve ser combatida com mais violência.

Preocupado com a segurança de todos os estudantes do curso de Ciências Econômicas, contudo, respeitando a autonomia e liberdade de cada um, o CAECO, pede para que não participem do “Sarau da Bastilha”.

Entre hoje e amanhã passaremos em sala para tratar dos últimos acontecimentos e iremos deliberar em Assembleia Geral, a ser convocada em Edital Oficial, com todo o corpo discente do curso, os assuntos que forem necessários sobre esta matéria. Aos idealizadores do “Sarau da Bastilha” e a todos da Comunidade, convidamos para participarem das reuniões que estão sendo realizadas na UEM, com intuito de somarmos forças no enfrentamento a violência e aos demais problemas que temos.


Rafael Oberleitner Crozatti
Presidente

Nenhum comentário: