segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Parceria agiliza mamografia para comunidade universitária




Uma parceria firmada entre o Ambulatório Médico e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretaria de Saúde do município encurta o caminho da prevenção do câncer de mama das mulheres que integram a comunidade universitária. Pela parceria, que passou a valer no dia 1º de setembro, professoras, servidoras e alunas atendidas no ambulatório da instituição, e não mais na unidade básica de saúde, com indicação para mamografia de rastreamento poderão fazer o exame diretamente nas clínicas conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a enfermeira Rita Cestaro além da consulta com o ginecologista, na qual receberão a requisição para a mamografia, as mulheres atendidas no ambulatório poderão fazer a prevenção colpocitológica (exame Papanicolau).

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda a todas as mulheres a partir dos 40 anos fazer a mamografia uma vez por ano. A mamografia de rastreamento permite o diagnóstico precoce de mais de 90% das lesões cancerosas, resultando em cura na maior parte dos casos. Aos 40 anos, a chance de desenvolver câncer de mama é bem menor do que a partir dos 50. “Ainda assim é importante ressaltar que o auto exame das mamas deve ser feito em qualquer idade, antes mesmo da primeira mamografia”, orienta Rita. Segundo ela, o autoexame deve ser integrado à rotina feminina mensalmente, depois do período menstrual. “Aliada ao autoexame e ao exame clínico, a mamografia integra um conjunto de cuidados que garante a diminuição da mortalidade por câncer de mama”, afirma a diretora do ambulatório.

UEM

Nenhum comentário: