domingo, 29 de setembro de 2013

Professor James lembra a história da UEM em entrevista




Na última quarta-feira (26) o Professor Emérito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e primeiro Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas de Maringá (FECEM) José James da Silveira, concedeu entrevista ao Projeto desenvolvido pelo Movimento de Educação para Além do Capital (MEK) em parceria com o PROAÇÃO/UEM, que busca através de entrevistas relembrar a história da Universidade, ouvindo aqueles que ajudaram e ainda ajudam a construí-la.

Acompanharam a entrevista, o Presidente e Secretário-Geral do CAECO, Rafael Crozatti e Rafael Ninno, respectivamente. O vídeo será divulgado nas próximas semanas. O Professor James, lembrou a trajetória da UEM que se confunde com a própria história do curso de Ciências Econômicas e destacou as vantagens da Autonomia Universitária, tema atual na Agenda do Ensino Superior Público do Paraná.

O Professor chegou a hipotecar a própria casa para garantir a construção das primeiras edificações da UEM.

sábado, 28 de setembro de 2013

Doações S.A. - Arrecadação de Brinquedos UEM 2013


Doações S.A. - Campanha de Arrecadação de Brinquedos para o Dia das Crianças. 

Promovida pelo 2º ano de Comunicação e Multimeios - UEM - 2013



Richa anuncia corte de mil comissionados para economizar R$ 48 mi




O governador Beto Richa (PSDB) anunciou ontem o corte de mil cargos comissionados e a extinção de quatro secretarias do governo esta­­dual, que serão incorporadas ou fundidas com outros órgãos da administração. O número de cargos comissionados no Executivo estadual passará de 4.657 para 3.657 – uma queda de 21%. A medida, segundo Richa, deve gerar uma economia anual de R$ 48 milhões ao estado.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Roda de Choro representou UEM no Chile




Um projeto de música brasileira do Departamento de Música (DMU), que vem promovendo rodas de choro abertas semanais, oficinas, pesquisa e apresentações artísticas, acaba de representar a UEM em um evento internacional. O projeto de extensão Roda de Choro: música brasileira na comunidade, que acaba de regressar de Santiago, Chile, com cinco alunos e a coordenadora, professora Andréia Veber, participou da etapa latinoamericana da ISME 2013 (International Society for Music Education). 

Alunos da Unati em São Paulo



No dia 15, alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM (Unati) e do curso de extensão Introdução ao Canto Lírico visitaram a Sala São Paulo. Na ocasião assistiram à Matinê com Banda Sinfônica da Osesp, regida pelo maestro suíço Felix Hauswirth. À noite, o evento principal foi a apresentação da ópera Don Giovanni no Teatro Municipal de São Paulo com elenco internacional, com destaque para a soprano paraense Adriane Queiroz no papel de Dona Elvira. Segundo a coordenadora da Unati, Regina Taam, os alunos foram recebidos no camarim com muito carinho. 

Alunas de Comunicação e Multimeios premiadas




No último final de semana, a Associação dos Profissionais de Propaganda de Maringá realizou a nona edição do Publifest, Festival de Publicidade de Maringá, no Teatro Calil Haddad. Como parte do evento, ocorreu o concurso Madrugadão de Criação, cujo desafio foi o de criar uma campanha dentro de umbriefing só divulgado no início da disputa. 

Acorde prorroga prazo de inscrição






O 6º Acorde Universitário - Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá, que será realizado de 18 a 20 de outubro, prorrogou o prazo de inscrições de músicas até dia 4 de outubro, pelo e-mail acordeuniversitario6@gmail.com. O regulamento está no site www.pec.uem.br/dcu

Dia do Idoso será comemorado com evento




Para marcar o Dia Internacional do Idoso, a ser comemorado neste dia 1º de outubro (terça-feira), a Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM preparou um evento com muitas atividades, incluindo a palestra As Diversas Formas de Violência contra o Idoso: como se defender e evitar situações de risco. O palestrante será o capitão Rogelho Aparecido Fernandes, do 4º Batalhão da Polícia Militar em Maringá. Também estarão presentes na solenidade de abertura os prefeitos de Maringá e Cianorte, Carlos Roberto Pupin e Claudemir Bongiorno.

Revisão do perfil profissiográfico




A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, por meio da Portaria nº 578/13-PRH, nomeou comissão para propor alterações na descrição das atividades do Perfil Profissiográfico dos Agentes Universitários. A PRH destaca que a revisão do perfil é necessária para que as funções retratem a realidade/necessidade dos setores/departamentos. O objetivo da comissão não é propor alteração ou criação de função, pois isso precisa de lei específica.

Criança é tema de eventos na UEM




A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai sediar, a partir de sábado, dia 28, até  1º de outubro, o I Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social e XI Semana da Criança Cidadã. 

EMPEC CONECTA - Do Alicerce ao Ápice



Em sua primeira edição o EMPEC Conecta é o início de uma nova tradição da empresa. Será um evento anual, realizado durante três dias e que terá a cada edição uma temática principal. Nosso público alvo é toda a comunidade acadêmica, graduandos de todos os cursos e períodos, com intuito de atrair principalmente os jovens empreendedores, aqueles com sede por conhecimento e atitude.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Reunião: Bolsa Trabalho UEM


Atendendo um encaminhamento dos estudantes, o DCE, confirma para hoje a Reunião com o representante dos estudantes no Conselho de Administração (CAD) da UEM, tendo como pauta:

1) A necessidade de prorrogação dos contratos dos bolsistas trabalho até o término deste ano;

2) Pensar em alternativas, ideias, para rever, se necessário, as resoluções que tratam das bolsas trabalho, para 2014.

Serão repassados todos os informes pertinentes ao assunto, resultante do processo de negociação em curso, com a Reitoria, e com o CAD.


domingo, 22 de setembro de 2013

Nota dos Sindicatos sobre proposta de Autonomia do Governo




No último dia 26/8, o governador Beto Richa anunciou a criação de um grupo de trabalho para “avaliar a ampliação da autonomia administrativa e financeira das sete universidades estaduais do Paraná”. Sua ideia é estabelecer um percentual fixo da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou Despesas com a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) para as universidades, a exemplo do que acontece com as universidades paulistas.

Ocorre que atualmente as universidades estaduais do Paraná vivem dificuldades estruturais graves e sem solução da parte do governo.

Ciências Sociais em Foco: Faces do Brasil no Mundo Contemporâneo






A décima primeira edição do Seminário de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), intitulada Ciências Sociais em Foco: Faces do Mundo Contemporâneo, debaterá diferentes temáticas que têm inquietado os pesquisadores do vasto campo formado pelas disciplinas Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Democracia é tema de Congresso Internacional de História




A democracia é o grande tema do VI Congresso Internacional de História, promovido pela UEM de 25 a 27 deste mês. Embora as atividades comecem de manhã, a solenidade de abertura será às 19h30, no Bloco B-33 (PDE). Logo a seguir, a professora Donna Gabaccia, da Universidade de Minnesota, dos Estados Unidos, uma das maiores autoridades em estudos de migração, cerceamento do direito de ir e vir, falará sobre o tema The Freedom to Move: foundation for democracy?   

sábado, 21 de setembro de 2013

Internet fora do ar



A Agência de Notícias do Paraná informa que os serviços do Governo do Paraná pela internet ficarão fora do ar das 18 horas de sexta-feira (20) às 12 horas de segunda-feira (23), para que a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) faça a transferência de cerca de 750 equipamentos para a nova sala cofre do Data Center do Estado. Com o novo espaço, o Paraná terá estrutura compatível com padrões internacionais de segurança e disponibilidade, garantindo a integridade do conjunto de sistemas informatizados que atendem a toda a administração. No caso da Universidade Estadual de Maringá, a interrupção será somente nas 24 horas do sábado (21). Nesse período, a conectividade com a internet estará suspensa em todos os câmpus da UEM. O acesso não poderá ser feito em nenhum sentido, nem de dentro para fora nem o inverso.  

UEM


Comitê de Educação no Campo se reúne na UEM




O Comitê Estadual da Educação do Campo (foto) realizou uma reunião em Maringá, na terça-feira (17). Na pauta, a discussão sobre a ação do comitê em relação às demandas dos movimentos sociais, sejam eles individuais ou por meio da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo.

Ópera The Mikado será apresentada na UEM




No próximo dia 21, às 20h, na Oficina de Teatro da UEM, será apresentada a ópera The Mikado, desenvolvida e realizada pela Casa de Cultura da UEL, e que conta com a colaboração, em seu elenco, como solistas e coralistas, de dois docentes e seis discentes do curso de graduação em Música/Bacharelado em Canto da UEM. Segundo o professor John Kennedy Pereira de Castro, “nossa participação faz parte de um trabalho que vem ocorrendo por dois anos na preparação de cantores de Maringá, Londrina e região à formação de núcleo de canto lírico em nossa Universidade”.


Festival de Música inscreve até dia 27




O 6º Acorde Universitário - Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá, que será realizado de 18 a 20 de outubro, receberá inscrições de músicas a partir até a próxima sexta-feira, dia 27, pelo e-mail acordeuniversitario6@gmail.com. Neste ano, a UEM terá a parceria da Unifamma.  

UEM tem dois novos cursos de pós-graduação






A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na última quinta-feira (19), os resultados da apreciação de propostas de cursos novos. A UEM teve recomendados os cursos de mestrado profissional em Agroecologia e de doutorado em Administração, ambos com previsão de início para o ano letivo de 2014.

As propostas foram analisadas durante a 149ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 09 a 13 deste mês, em Brasília. A relação completa dos resultados pode ser acessada neste link.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Brasil está em 14.º no ranking de pesquisas



UEM está entre as melhores em inovação do país (clique no link para ler a matéria sobre a UEM)


Os cientistas brasileiros publicaram 46,7 mil artigos científicos em periódicos no ano passado, número que coloca o Brasil em 14.º lugar como produtor mundial de pesquisas. Segundo o relatório feito pela empresa Thomson Reuters, isso equivale a 2,2% de tudo o que foi publicado no mundo, em 2012. Nos últimos 20 anos, o país subiu dez posições nesse ranking. As informações são da Agência Brasil.

Mais universidades brasileiras figuram entre melhores do mundo



Entre as 800 melhores universidades do mundo, 22 são brasileiras. O ranking World University de 2013, da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), mostra a Universidade de São Paulo (USP) como a instituição brasileira com a mais alta colocação. A universidade paulista avançou 12 posições desde o ano passado e agora está no 127ª lugar, sendo a melhor colocada também considerando toda a América Latina.

Em seguida vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que subiu da 228ª para a 215ª posição e a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é a 284ª melhor instituição de ensino superior e saltando 47 posições em relação à lista de 2012, quando figurava em 333º lugar.

Paraná é o 3º em número de universidades




O Paraná tem o terceiro maior número de universidades do Brasil e é o primeiro colocado da região Sul. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC), através do Censo da Educação do Ensino Superior, e levam em conta números de 2012. O Paraná possui 195 universidades de um total de 409 nos três estados sulinos, o que representa 47,5%. O Rio Grande do Sul aparece com 115 instituições e Santa Catarina com 99. Do total das universidades paranaenses, 174 são privadas, 13 estaduais e 4 federais e municipais. São Paulo lidera o ranking brasileiro com 598 universidades seguido de Minas Gerais, com 346. 

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes, ressaltou que o número de universidades estaduais perde apenas para São Paulo (58 a 13) e que essas instituições estão inseridas em todas as regiões do estado. Dos 160 mil alunos matriculados em universidades públicas no Paraná, 123 mil estão nas estaduais. "97% desses alunos estão no interior e isso tem gerado um ganho muito grande não só na questão educacional, mas na parte econômica, industrial, social e cultural dessas regiões", apontou. O secretário ressaltou que as universidades estaduais do Paraná têm se destacado também pela qualidade do ensino. De acordo com Gomes, apenas 7% das universidades públicas do Brasil receberam nota 4 do MEC, na avaliação acadêmica. "E nós temos cinco estaduais e a Federal do Paraná classificadas com nota 4. Com variação de 1 a 5, uma nota 4 é muito boa", afirmou. As unidades estaduais do Paraná oferecem 334 cursos de graduação, 141 mestrados e 52 doutorados. 

Assembleia Geral dos Estudantes da UEM





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Feira cultural conta com intercambistas de diversos países






No próximo dia 19, na UEM, e no dia 20, na Faculdade Cidade Verde (FCV), a Aiesec Maringá promoverá o Global Village, evento com o objetivo de promover a diversidade cultural e proporcionar aos visitantes uma visão de mundo maior por meio da interação com outras culturas. Com base no tema Em quantos países você pode estar ao mesmo tempo?, participarão do evento intercambistas de diferentes partes do mundo, que realizam projetos sociais em Maringá, além de brasileiros que tiveram a experiência de viver um intercâmbio fora país.

Corrida do Jardim Alvorada supera expectativas






A XV Corrida Rústica do Jardim Alvorada Pare de Fumar Correndo Prova Professor Vicente Pimentel Dias, realizada neste domingo, dia 15, superou as expectativas. O número de participantes em relação à edição do ano passado quase dobrou e registrou mais de mil atletas nas ruas com idades entre 9 e 82 anos. Outro diferencial foi a adesão das crianças. Quase 300 delas experimentaram o sabor da prova. 

Segundo o coordenador do evento, Celso Conegero, a participação das crianças é muito importante porque elas estão iniciando na prática de atividades físicas já tendo informações relacionadas ao uso de drogas em geral e do tabaco em específico e estão sendo “vacinadas” contra o uso de drogas. Em relação aos adultos, destacou que a o grande número registrado demonstra a comunidade maringaense e da região está se envolvendo na prática de atividade física, o que demonstra o interesse pela qualidade de vida e a busca de novos hábitos saudáveis, como a corrida de rua. 


domingo, 15 de setembro de 2013

Palestra: Dívida Pública: no que isto muda nossa vida?



Dia 02 de outubro, quarta-feira, às 19:30 horas, no auditório do I-12, UEM, palestra com a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli. 

O evento é organizado pelo Espaço Marx-Maringá e conta com o apoio de diversos outros grupos e entidades, dentre elas, conta com o apoio do Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO).

Marque na Agenda! Participe e contribua com esta discussão!


UEM abre concurso para 21 vagas de professor




A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai abrir em outubro as inscrições para concurso público de provas e títulos para 21 vagas de professor de ensino superior nas classes de professor auxiliar, professor assistente e professor adjunto.

Os interessados podem se inscrever de 14 de outubro a 14 de novembro, das 7h40 às 11h e das 13h30 às 16h, no protocolo geral da UEM. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, por procurador ou via correio - só serão aceitas se recebidas no protocolo geral da UEM até as 16h do dia 14 de novembro deste ano. A taxa é de R$ 170, e os salários podem variar de R$ 2.169,00 a R$ 8.502,21.

sábado, 14 de setembro de 2013

CBN: DCE promove ato contra violência a estudantes da UEM



Acadêmicos percorreram ruas da zona 7 com faixas e cartazes lembrando o episódio ocorrido no dia 5 envolvendo vigilantes da instituição

Eles pediram o afastamento dos profissionais até que a comissão de sindicância, que iniciou os trabalhos na última sexta-feira (13), apure os fatos

Ouça o áudio da reportagem, através do link abaixo:

Estudantes pedem afastamento de vigilantes envolvidos em agressão na UEM





O ato "Abaixo à repressão na UEM! Pelo Direito ao campus", organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), reuniu cerca de 150 estudantes em frente ao prédio da reitoria, no campus sede em Maringá, na tarde desta quinta-feira (12).

Exibindo faixas e cartazes, o grupo condenou a violência e pediu o afastamento de três servidores supostamente envolvidos no desentendimento entre acadêmicos e vigilantes que terminou em agressões e troca de acusações na semana passada.

Volta Rústica da UEM atrai atletas de São Paulo






O número de inscritos para a II Volta Rústica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já se aproxima de 500. O evento está atraindo amadores e profissionais de toda a região. Até de São Paulo foram registradas participações para a meia maratona.

ECI promove palestra com pesquisadora francesa




No próximo dia 24, às 9h, no Bloco C-23 (sala 14), o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM promoverá a palestra Sistemas agroalimentares alternativos: a emergência de cadeias alimentares inovadoras na França, ministrada pela professora Melise Bouroullec, do Instituto Nacional Politécnico de Toulouse.

Plano de capacitação /UEM




Os formulários para o Plano Anual de Capacitação Docente e Técnica Universitária da UEM para o ano de 2014 estão disponíveis no site PPG. Os órgão/setores interessados deverão devolver os formulários preenchidos à Divisão de Capacitação Institucional no Bloco 35, sala 5, até 10 de outubro, via Comunicação Interna e também para o e-mail sec-cpt@uem.br (em formato doc). 

UEM participa de evento sobre educação fiscal em São Paulo





No próximo dia 13, em São Paulo, foi realizado o seminário Educação fiscal e a formação para o controle social, com apoio da Finep e promoção da Receita Federal. A UEM foi representada no evento pelo servidor da rádio UEM-FM e integrante dos projetos de Educação Fiscal da Universidade, Marcelo Henrique Galdioli, que proferiu a palestra Por que implantar um observatório social? Também participou do evento o grupo Abaecatu – Arte e Cidadania, encabeçado pelo professor Marcílio Hubner de Miranda Neto, do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM) da UEM, que tratou da Sensibilização para educação fiscal e controle social.

Vídeo de cobertura do Ato realizado na última quinta-feira (12).





Clique no link para assistir o vídeo de cobertura do Ato realizado na última quinta-feira (12).

 Pela imediata apuração dos fatos e punição dos responsáveis

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Reunião Ampliada do CAECO (segunda-feira)




Diante dos últimos acontecimentos no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em especial, os atos de violência da última quinta-feira (5), onde estudantes foram covardemente agredidos, o CAECO, convida:

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PORTARIA Nº 749/2013-GRE: Aberta Comissão de Sindicância



COMISSÃO DE SINDICÂNCIA
Foi aberta terça-feira (10) a Comissão de Sindicância que irá apurar os fatos e os responsáveis pelas agressões ocorridas no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na última quinta-feira (5 de setembro). A abertura deste processo é uma das reivindicações imediatas do Diretório Central dos Estudantes (DCE), de Centros Acadêmicos, de diversas entidades, organizações e setores da Comunidade.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Nota Oficial do CAECO sobre o "Sarau da Bastilha"




O Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO), entidade máxima de representação do corpo discente do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vem por meio desta, se manifestar, sobre o denominado “Sarau da Bastilha”, divulgado nas redes sociais para amanhã, quinta-feira (12), no campus sede da Instituição.



Violência na UEM: “E se fosse a tua filha?!”




Não houve excessos?! “Mesmo assim, a UEM está instaurando uma sindicância para apurar os acontecimentos, reunindo todo o material necessário à análise dos fatos, como vídeos e fotos, visto que a Administração Central, repudia, veementemente, qualquer ato de violência”, afirma a Nota da UEM.Se afirma-se tão categoricamente que “em nenhum momento a vigilância cometeu excessos” por que a necessidade de instaurar sindicância? Se a Administração Central “repudia, veementemente, qualquer ato de violência”, porque, diante das imagens e dos fatos, insiste que não houve “excesso”? Devemos aceitar a violência no campus como normal? O que é considerado “excessos”?!

Qual é o grau de violência excessiva? Terá que ocorrer algum ferimento mais grave – nem ouso pensar em ferimento fatal – e mais feridos gravemente para ser classificado como “excessos”? Ainda que chegássemos a esta infeliz situação, há uma questão precedente: numa instituição educacional é admissível o uso da violência contra os estudantes? É esta a função da vigilância patrimonial?

Debate: Repressão no campus




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nota Oficial do CAECO sobre a última quinta-feira (5)




Pronunciamento Oficial do Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO):  sobre os atos de violência ocorridos na última quinta-feira (5), em pleno território universitário.

domingo, 8 de setembro de 2013

Governo do PR tem 42,7% das metas de 2013 em dia





57,3% das metas de 2013 do governo do Paraná têm algum tipo de atraso.

33,8% das metas estão com atraso de até 30% em sua execução, nível considerado “aceitável” pela Casa Civil.

23,5% das metas estão em situação preocupante: 
14,7% têm atraso entre 30% e 70%; e 8,8% dos objetivos estão com atraso superior a 70%.

O governo do Paraná inicia o último quadrimestre do ano com 42,7% das metas estabelecidas para 2013 em dia. O porcentual, atualizado na última terça-feira, consta do Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Gestão, ferramenta utilizada pela Casa Civil desde maio para monitorar as metas de todas as secretarias estaduais. No total, são 68 contratos de gestão divididos em 264 metas.

Federais criam cotas para pós-graduação




Após um ano da Lei de Cotas, universidades federais começam a reservar vagas para negros e índios também em mestrados e doutorados. Departamentos das Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Brasília (UnB) desenvolvem políticas afirmativas na pós-graduação por iniciativa de professores e alunos.

A pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ reservará o mínimo de duas vagas aos indígenas. Para negros, haverá nota de corte menor do que de outros concorrentes e adicional de 20% de vagas. Neste ano, nove candidatos já se declararam indígenas e 27, negros. Os primeiros cotistas devem começar em 2014.

Secretário da Seti visita a UEM






O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, conversou, nesta quinta-feira (5), com representantes da administração central e membros do Conselho de Administração da Universidade Estadual de Maringá, para falar sobre seus planos na Seti para o ensino superior estadual. 

Recebido pelo reitor e pela vice-reitora, Júlio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé, o secretário disse que quer manter o diálogo com as IES, priorizando, em sua gestão, questões pendentes de solução rápida, como por exemplo as nomeações de docentes e agentes universitários, e manifestou a vontade de manter os investimentos em infra-estrutura nas universidades.

UEM oferece cursos de cerâmica




A Divisão de Artes Plásticas e Cênicas, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abrirá inscrições para três turmas para curso de cerâmica. As inscrições deverão ser feitas de 9 a 13 deste mês, na Diretoria de Cultura (DCU), que fica no Bloco A-34, sala 8, no câmpus sede da UEM.

Um dos cursos irá trabalhar a preparação das massas, modelagem e queimas. São cinco vagas e as aulas serão ministradas entre 18 de setembro a 29 de novembro, as quartas e sextas-feiras, das 14 às 16 horas, totalizando 42 horas/aula. A taxa é de R$ 100,00, divididos em duas parcelas iguais.

UEM realiza III Festival de Karatê-Dô Tradicional




A Associação de Karatê-Dô Corpo & Alma-AKCA, através da Coordenadoria de Desporto e Recreação, promoveu, no dia 1º de setembro, o III Festival de Karatê-Dô Tradicional UEM/Ceaf/Akca – Copa Sensei Norio Haritani.

O servidor Marcelo Alessandro Pereira (CDR), presidente da AKCA, explicou que a competição levou esse nome em homenagem ao Shihan e Monge Norio Haritani, um dos professores de karatê mais importantes da região norte do Paraná. Sensei Haritani, nascido em 1945 no Japão, chegou ao Brasil em janeiro de 1966 e, já em 1970, fundou a Associação Londrinense de Nihon Karatê Kyokai, sendo desta maneira um dos introdutores do Karatê nesta região do Paraná e Sul do Brasil.