sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Virada Literária da UEM fará parte da Virada Cultural


Prevista para este fim de semana, a edição 2013 da Virada Cultural em Maringá contará também com uma Virada Literária, promovida pela UEM. A iniciativa é dos alunos do quarto ano do curso de Letras/Português da Universidade, coordenados pelas professoras Neiva Maria Jung e Cristiane Carneiro Capristano. As atividades estão previstas para o dia 26, das 10h às 16h, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (praça da prefeitura), em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória.

Segundo os organizadores, o objetivo é sensibilizar a comunidade maringaense em relação a políticas linguísticas e de letramento que reconheçam e respeitem a diversidade linguística e cultural da cidade e de propor práticas de letramento para a comunidade. Além disso, o evento ainda pretende divulgar para a população como professores em formação entendem a educação linguística, bem como as práticas de incentivo à leitura. 

A Virada Literária contará com as seguintes atividades: (1) Exposição de faixas e distribuição de textos literários em semáforos, com informações sobre linguagem e variação linguística; (2) Distribuição gratuita de mais de 500 exemplares de diversos gêneros e temáticas: literatura infantil, literatura juvenil, literatura brasileira, literatura estrangeira, materiais didáticos, livros acadêmicos, gibis, revistas. Os livros estarão em exposição para doação durante todo o evento; (3) Exposição de um “Varal Linguístico”, durante todo dia, com informações sobre linguagem e variação linguística; (4) Contação de histórias, promovida pelo grupo Mediadores de Leitura, projeto do Centro Social Marista – Irbeno, das 10h às 12h; (5) Apresentação musical com Pedro Braga, das 14h às 16h, com repertório composto por músicas cujas temáticas envolvem variações do português brasileiro.

Nesta semana que antecede o evento, os alunos também estão contando histórias infantis em bibliotecas públicas de Maringá. Na rádio UEM-FM, por meio de flashs diários, estão sendo veiculadas músicas de diferentes estilos, selecionadas e analisadas pelos alunos do curso de Letras.

UEM

Nenhum comentário: