sábado, 19 de outubro de 2013

Seminário discute as faces do Brasil




“Ciências Sociais em Foco: faces do mundo contemporâneo” é tema da 11º edição do Seminário de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento, que tem início segunda-feira, 21, e prossegue até 25 deste mês, abordará diferentes temáticas que têm inquietado os pesquisadores do vasto campo formado pelas disciplinas Antropologia, Ciência Política e Sociologia. A conferência de abertura, intitulada Adentrando o Século XXI: as manifestações populares no Brasil hoje, será proferida pelo professor Lúcio Flávio de Almeida (PUC/SP), a partir das 19h30, no bloco B-33 (PDE).

Também serão debatidos temas como o desenvolvimento econômico e as relações políticas estabelecidas pelo Brasil no contexto latino-americano, a história e a formação do pensamento social brasileiro, as relações entre o global e o local, os paradigmas do “etnodesenvolvimentismo” e possíveis contradições entre o relativismo antropológico e o universalismo desenvolvimentista. Segundo os organizadores, “Tais debates ensejarão a realização de aprofundadas e fundamentadas reflexões, inclusive a respeito das formas pelas quais o conjunto das Ciências Sociais tem dado respostas às mencionadas problemáticas, postas pelo contexto social”.  

O objetivo é propiciar uma ampla gama de discussões, que permitirá refletir acerca das contradições do mundo contemporâneo em seus diversos aspectos, problematizando a respeito da atuação do cientista social diante dos impasses e possibilidades trazidas pelas relações sociais, em suas dimensões particular e universal.  

Estão programados três mesas-redondas, uma conferência de abertura, grupos de trabalhos (GTs) e minicursos. Além de envolver professores e discentes da UEM, contará com a presença de destacados pesquisadores de diversas instituições do País: Lúcio Flávio de Almeida (PUC-SP), Alexandro Dantas Trindade (UFPR), Simone Meucci (UFPR), Catarina Morawska Vianna (UFSCar), João Rickli (UFPR), Franciso Luiz Corsi (UNESP – Marília) e Virgínia Fontes (UFF-RJ e Fiocruz-RJ).  

Seu público-alvo são os estudantes, pesquisadores e professores de graduação pós-graduação das diversas áreas das Ciências Humanas.

UEM

Nenhum comentário: