quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Atividades marcam Dia de Combate ao Reumatismo


Atividades marcam o Dia de Combate ao Reumatismo, comemorado em 30 de outubro. Nessa data, às 8h30, haverá concentração no Parque do Ingá; logo a seguir, os participantes caminham até a Prefeitura Municipal, onde haverá dinâmica com o professor Rosa (SESP) e palestra sobre Lazer e Qualidade de Vida, com o professor Giuliano Pimentel (UEM) e Anselmo Mendes.  

Segundo os organizadores as doenças reumáticas atingem aproximadamente 12 milhões de brasileiros; afetam pessoas de qualquer idade, com maior prevalência em mulheres; e podem ser facilmente diagnosticadas e, se tratadas adequadamente desde os primeiros sintomas, a pessoa pode levar uma vida normal. Há vários tipos de reumatismo. A artrite reumatoide é o mais comum da doença, seguida de bursites, tendinites, artrose, osteoporose, gota, entre outras.  

Os sinais são dor prolongada nas articulações (mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos, tornozelos, pés, coluna cervical), acompanhada de vermelhidão, “inchaço”, calor ou dificuldade para movimentar as juntas (exemplo, ao acordar pela manhã, ao levantar os braços sobre a cabeça), diminuição do apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa. O tratamento é garantido no Sistema Único de Saúde (SUS) e inclui desde medicamentos, orientação alimentar, a práticas integrativas (como acupuntura), associada à realização de exercícios indicados por médico (hidroginástica, alongamentos, entre outros).  

A promoção do evento é da Associação Maringaense de Apoio ao Reumático (Amar), que desenvolve, em parceria com a UEM e Secretaria de Saúde, atividades de apoio a pessoa portadora de reumatismo. Outras informações pelo fone 3028-1558ou 9932-8313.

UEM


Nenhum comentário: