quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Paraná terá primeiro curso de especialização em hemoterapia




O Paraná vai ganhar o primeiro curso de especialização em hemoterapia (que trata as doenças do sangue), dirigido a servidores públicos do Estado. O convênio que garante a implantação do curso foi assinado nesta terça-feira pelas secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Saúde. O curso será implantado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

“O curso é inédito em toda a região Sul e significa muito para a capacitação e qualificação do servidor público, uma das metas deste governo”, ressalta o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. De acordo com o secretário, a importância do curso vai além, uma vez que traduz uma postura inovadora e por atender uma área tão prioritária como a saúde. 

O curso de especialização, segundo explica o secretário de Estadi da Saúde, Michele Caputo Neto, terá dois anos, com aula inaugural no dia 22 de novembro. Ele considera também ser uma boa oportunidade para a motivação dos profissionais que trabalham no Estado. “É um tema de extrema relevância”, avalia Caputo, principalmente por abrir oportunidades para o servidor do Estado.

Serão oferecidas 44 vagas para profissionais da área da saúde, especialmente servidores em efetivo exercício profissional do chamado ciclo do sangue. Na modalidade presencial, o curso terá prática acadêmico-pedagógica nas unidades de Maringá, Londrina e Curitiba da Hemorrede do Paraná. Para o diretor geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, a criação do curso de especialização vai permitir também o desenvolvimento científico da instituição, que não dispunha de referências até agora.

UEM


Nenhum comentário: