sexta-feira, 25 de outubro de 2013

53º Fórum dos Reitores da Abruem discute cooperação acadêmica





Sob o tema Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional foi aberto, na última quarta-feira (23), em Foz do Iguaçu, o 53º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A solenidade reuniu cerca de 130 dirigentes de 38 universidades estaduais e municipais brasileiras, que compõem a Abruem, e contou com a cerimônia de posse do novo presidente da entidade, Carlos Fernando de Araújo Calado, da Universidade de Pernambuco (UPE), que substitui o ex-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e atual secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes. 

O evento é co-promovido pela Abruem e pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), com a participação maciça das sete universidades estaduais do Paraná. O presidente da Apiesp, e reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Aldo Nelson Bona, afirmou que as entidades têm se dedicado à internacionalização, lembrando os parceiros coreanos, americanos, e demais estrangeiros que prestigiam o evento. No entanto, Aldo fez questão de enfatizar que “a Abruem tem olhado especialmente para a cooperação nacional, partindo do princípio de que nenhum de nós é mais forte que todos nós juntos”, evidenciando a unidade das parceiras da Abruem.

João Carlos Gomes reforçou o compromisso das instituições com o desenvolvimento do país, especialmente no interior, e creditou a elas a conquista de uma secretaria estadual para um representante das universidades públicas: “Os reitores da Abruem influenciaram no convite do governador para que eu assumisse a Seti. Sou um representante das Instituições de Ensino Superior no Estado”, ponderou.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, que não pôde estar presente na solenidade de abertura, participou, nesta quinta-feira (24), do painel da Câmara de Apoio Técnico da Pós-Graduação que debateu o tema Interdisciplinaridade na Pesquisa e na Pós-Graduação.  O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, também participou desta discussão, junto com representantes de outras universidades brasileiras.

Pela manhã, a Câmara de Apoio Técnico de Internacionalização apresentou o painel A política de Internacionalização da Abruem: avaliação e ações preliminares. A assessora de Cooperação Internacional da UEM, Evanilde Benedito, foi uma das debatedoras.

A UEM também estará representada no painel Educação a Distância: políticas públicas e práticas educacionais, da Câmara de Apoio Técnico da EAD. A diretora do Núcleo de Educação a Distância, Maria Luisa Furlan Costa, participa do debate, que será nesta sexta-feira (25).

Mais informações sobre o 53º Fórum Nacional de Reitores da Abruem em www.abruem.org.br ou no site da Apiesp (www.apiesp.org.br).

UEM



Nenhum comentário: