terça-feira, 1 de outubro de 2013

Violência é tema de evento da Unati



Para marcar o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM preparou um evento com muitas atividades, incluindo a palestra As Diversas Formas de Violência contra o Idoso: como se defender e evitar situações de risco. O palestrante foi o capitão Rogelho Aparecido Fernandes, do 4º Batalhão da Polícia Militar em Maringá. Durante a solenidade de abertura, a coordenadora da Unati, Regina Taam, iniciou sua fala dizendo que a alegria era a senha para abrir o evento. Citando a palestra inicial, comentou que a violência não ocorre somente nas ruas, nem é cometida somente por delinquentes, mas toda vez que um direito é desrespeitado ocorre a violência. A professora aproveitou a ocasião para informar sobre o próximo evento que ocorre em 29 de novembro, às 14 horas, no Bloco do PDE, reunindo diversos especialistas para falarem sobre como gastar menos com medicamentos.   

O aluno da Unati João Brito iniciou sua fala destacando que estava muito mais que feliz por ver os colegas reunidos e que eles não eram idosos, mas jovens porque “estamos aqui batalhando para termos qualidade de vida que merecemos”. O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales, lembrou que a UEM tem 44 anos de existência e, portanto, não tem idade para frequentar a Unati. Ressaltou que a UEM é extremamente leve, dinâmica e inovadora. Para ele, a Universidade se inovou quando criou os câmpus regionais, mudou seu perfil ao criar a Unati, ao levar a Unati para Cianorte. Explicou que a UEM tem crescido aos olhos de outras instituições de todo País por fazer tudo de forma simples e eficiente.

A secretária de Educação de Cianorte, Neusa Casassa, comentou que o momento era de muita emoção, deu parabéns aos participantes pela disposição de aprender e de buscar caminhos alternativos para serem felizes. Falou que isso representa saúde, vida. Para o secretário de Assistência Social e Cidadania de Maringá, Flávio Vicente, a alegria era perceptível naquele local, o que tornava o momento especial. Informou que, no Brasil, há cinco denúncias de violência ao idoso por hora. Disse que era preciso aplicar esforços cada vez maiores nessa direção.

A vice-reitora Neusa Altoé elogiou a professora Taam pela brilhante ideia de trabalhar nesse projeto, que se tornou institucional e que, por isso, jamais acabará. Elogiou também os alunos. Disse que eles são os acadêmicos mais animados da UEM. Citou que sua história na UEM já tem 34 anos. Já foi aluna, servidora técnica e professora. Lançou um desafio a ser levado aos políticos: abaixar os impostos para a terceira idade, como retribuição por tudo aquilo que é e foi feito para o País por essa camada da população.  


UEM

Nenhum comentário: