sexta-feira, 25 de outubro de 2013

UEM participa da Virada Cultural com atividades de incentivo à leitura




Neste sábado, dia 26, a edição maringaense da Virada Cultural Paraná 2013 terá a participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) dentro da Virada Linguística, que pretende, entre outros objetivos, incentivar a leitura entre crianças e jovens. As atividades serão realizadas no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio, entre 10 e 16 horas do sábado.

A programação inclui a distribuição gratuita de mais de 500 exemplares de diversos gêneros e temáticas, englobando literatura infantil, literatura juvenil, literatura brasileira, literatura estrangeira, materiais didáticos, livros acadêmicos, gibis, revistas. Também será montado o Varal Linguístico com informações sobre linguagem; haverá contação de histórias, promovida pelo grupo Mediadores de Leitura, projeto do Centro Social Marista, das 10 às 12 horas; e apresentação musical com Pedro Braga, das 14 às 16 horas. O repertório será de músicas cujas temáticas envolvem variações do português brasileiro. E nos semáforos da região serão distribuídos textos literários com informações sobre linguagem e variação linguística.

A Virada Linguística é iniciativa dos alunos do quarto ano do curso de Letras da UEM, sob coordenação das professoras Neiva Maria Jung e Cristiane Carneiro Capristano. O objetivo é sensibilizar a comunidade maringaense em relação a políticas linguísticas e de letramento que reconheçam e respeitem a diversidade linguística e cultural da cidade.

Virada Cultural
A Virada Cultural Paraná 2013 ainda receberá os shows de Teatro Mágico, Terra Celta, Banda Remember, Trombone de Frutas e Tony Caster. As apresentações serão no palco Conexões, montado no estacionamento em frente ao Terminal Urbano. E na Travessa Jorge Amado, zona 7, ao lado da PUC, o público terá atrações durante todo o dia. A Rádio UEM FM está assessorando a realização de pelo menos duas atividades no local: o desfile de bandas e fanfarras, que terá início às 8h30; e o show de viola, a partir das 14 horas.

Esta edição da Virada Cultural Paraná, realizada pelo Governo do Estado, será oferecida em onze cidades. A realização é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura e Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e conta com o apoio do SESI-PR, SESC-PR e prefeituras municipais.

Todas as apresentações são de graça. Para conferir toda a programação da Virada Cultural em Maringá acesse este link.

UEM

Nenhum comentário: