terça-feira, 14 de maio de 2013

UEM promove Dia da Bicicleta






No dia 26 de julho, será realizado na Universidade Estadual de Maringá o Dia da Bicicleta. A ideia é incentivar as pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte.


Talvez pelo comodismo, conforto ou até mesmo por estereótipos criados, como o de que bicicleta é para pobre – , esse meio de transporte, ecologicamente correto, ficou marginalizado durante anos da nossa vida. As pessoas estão a cada dia mais, falando sobre mobilidade urbana, ainda com forte preocupação no trânsito de carros, mas já vemos campanhas isoladas sobre a mobilidade de pessoas. Um trânsito para todos é feito para pedestres, cadeirantes, skatistas, ciclistas, motociclistas e motoristas. Porém, a falta de infraestrutura nas vias públicas tem inibido o uso das apaixonantes duas rodas como meio de transporte. Em todo o nosso país, a distância construída de cliclovias, ciclofaixas e outras vias para transporte não motorizado é muito pequena quando comparada com a demanda.

Desta forma, a Universidade decidiu se mobilizar. As atividades começam já no dia 25 de julho, com a organização da mesa redonda sobre Mobilidade Urbana, que tem o objetivo de orientar os participantes sobre os benefícios advindos do uso da bicicleta relacionados à saúde, ao meio ambiente e ao trânsito da cidade. No dia 26, serão realizadas palestras sobre Cicloturismo e um passeio ciclístico pelo câmpus universitário, que servirá de exemplo para estimular o uso desse meio de transporte no dia a dia. “Os organizadores pretendem estender a abrangência da ideia para todas as empresas e instituições, incentivando que todos os funcionários e alunos utilizem a bicicleta para irem estudar e trabalhar, incluindo assim, a bicicleta como meio de transporte alternativo ou definitivo”, diz um dos idealizadores do Dia da Bicicleta, o professor do Departamento de Informática, Carlos Sica.

Esta é a segunda edição do Dia da Bicicleta. Na primeira, mais de 400 pessoas se inscreveram e foram entregues 300 camisetas alusivas ao evento. Para este ano, os organizadores pretendem confeccionar 1000 camisetas. “Queremos o mesmo número de ciclistas registrados no evento utilizando a bicicleta neste dia como meio transporte”, completa Sica. Outras informações pelo e-mail carlos@sica.pro.br.

UEM



Nenhum comentário: