sexta-feira, 17 de maio de 2013

UEM integra o Provab




Com o objetivo de estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esse profissional para localidades com maior carência para este serviço, o Ministério da Saúde lançou, em 2012, o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). As atividades consistem em visitas mensais dos representantes do programa aos médicos assistidos, além de constante supervisão a distância. A UEM integra o programa desde a sua criação. 


O médico que participa do Provab tem a obrigatoriedade de realizar curso de pós-graduação prático-teórico em saúde da família, com 12 meses de duração. O profissional recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino. Para os médicos bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Representante único da UEM no Provab em 2012, o professor do Departamento de Medicina (DMD), Roberto Zonato Esteves, agora é coordenador do programa na Universidade. Segundo Esteves, para este ano, foram selecionados cinco novos membros, que supervisionam 42 médicos e atendem 19 municípios do norte e noroeste do Paraná. No estado, além da UEM, integram o programa a Secretaria de Saúde de Curitiba e a Faculdade Assis Gurgacz (FAG), de Cascavel.

Os trabalhos do grupo atual começaram em março deste ano e deverão prosseguir até fevereiro de 2014. Atualmente, a equipe está em fase de avaliação das ações realizadas até agora e definindo os próximos passos do programa. Fazem parte do grupo da UEM: Rosângela Ziggiotti de Oliveira, Berenice Vier, Edson Roberto Arpini Miguel, Caroline Sampaio Nunes e Juliano Yoshizawa.

Mais informações sobre o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica no site: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1855. 

UEM

Nenhum comentário: