quinta-feira, 23 de maio de 2013

O Movimento Estudantil e a Gratuidade da UEM





O Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira convida a Comunidade Acadêmica e Externa para a primeira Palestra do Projeto Ciclo de Palestras 2013, que neste ano está sob a Coordenação da Professora Claudeci Silva (DCO/UEM).

O tema será: O Movimento Estudantil e a Gratuidade da UEM, tendo como palestrante o Professor Doutor Reginaldo Benedito Dias.



Dias é professor no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da UEM, pesquisador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente/DHI-UEM. Graduado História pela UEM, mestre em História Política pela Unesp, doutor em História Política pela UNESP e pós-doutor em História pela UFRJ. É, também, autor de vários artigos científicos e de vários livros sobre história política e história regional. Entre os livros que publicou, como organizador, co-autor e autor, podem ser citados os seguintes títulos: Maringá e o Norte do Paraná: estudos de história regional; Sob o signo da revolução brasileira: a experiência da Ação Popular no Paraná; Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais em Maringá; Uma universidade de ponta-cabeça: a luta dos estudantes da UEM pela gratuidade do ensino e democratização da universidade; As memórias do sindicalista José Rodrigues dos Santos: as lutas dos trabalhadores rurais do Norte do Paraná; O público e o privado na educação: a experiência da privatização do ensino em Maringá e temas afins;A experiência do legislativo municipal de Maringá; e No calor da hora: artigos de política, história e memória. 

Dentre os livros, destacamos: "Uma universidade de ponta-cabeça: a luta dos estudantes da UEM pela gratuidade do ensino e democratização da universidade", que inspirou esta Palestra.

SINOPSE: “Uma universidade de ponta-cabeça” resgata a história do Movimento Estudantil da Universidade Estadual de Maringá, instituição fundada no bojo da reforma universitária promovida pela ditadura militar, baseada na expansão do ensino pago. Focalizando fatos relevantes da vida desse movimento, a narrativas destaca as lutas pela democratização da universidade e pela gratuidade do ensino. O título é uma referência ao movimento de ocupação da reitoria, ocorrido em 1984, quando as relações de poder da instituição ficaram “de ponta cabeça”.

Evento no facebook:

Nenhum comentário: