terça-feira, 14 de maio de 2013

Assessor para Projetos de Internacionalização da Unicamp visita a UEM





Na última quarta-feira (8), a UEM recebeu a visita do Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Russovksi Tessler, que, a convite do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade, proferiu uma palestra sobre dupla diplomação.

Em sua passagem pela UEM, o professor também se reuniu com o reitor Júlio Santiago Prates Filho e com a assessora do ECI, Evanilde Benedito, além de conceder entrevista à rádio UEM-FM. 

Tessler é doutor em Física, professor livre docente do Instituto de Física e Assessor para Projetos de Internacionalização da Unicamp. Em sua palestra, proferida no Bloco C-34, o Professor deu enfoque ao funcionamento da dupla diplomação na graduação e pós-graduação, a partir da experiência de implantação junto ao meio universitário da Unicamp, com destaque para os resultados obtidos e o impacto dessa formação.

A dupla diplomação é um programa institucional que permite aos acadêmicos de uma universidade brasileira cursarem parte da graduação em outro país ou aos estudantes de outros países estudarem no Brasil, recebendo, ao final do curso, diplomas das duas instituições. De acordo com Tessler, o método foi adotado na Unicamp há pouco mais de 10 anos, fruto de uma iniciativa de instituições francesas. Desde então, a Universidade foi inserida em um importante contexto internacional, contribuindo no intercâmbio e no desenvolvimento de discentes e pesquisadores.

No ano passado, o conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEM aprovou um programa de dupla diplomação próprio para a Universidade, objetivando a troca de práticas pedagógicas, aproximação de currículos, intercâmbio discente e reconhecimento mútuo de disciplinas e conteúdos curriculares. 

UEM


Nenhum comentário: