domingo, 5 de maio de 2013

Hospital Universitário capta órgãos para salvar vidas





Mais uma vez o trabalho da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do hospital da Universidade Estadual de Maringá, resultou na esperança de vida para algumas pessoas que moram na capital do Estado. Elas receberam órgãos captados de um homem que teve morte encefálica diagnosticada pelos médicos do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), por volta das 22h do dia (29).

A captação ocorreu nesta terça-feira (30), no HUM, e durou cerca de quatro horas. Além de válvulas cardíacas, a equipe médica e de enfermeiras captou pâncreas, fígado, rins e globo ocular. Os órgãos foram transportados, de avião, para um hospital em Curitiba. A CIHDOTT comunicou o caso à 15ª Regional de Saúde. Em casos como este, cabe à regional acionar a equipe que vai fazer a captação dos órgãos e/ou tecidos doados.

Todo hospital credenciado ao Sistema Único de Saúde, com mais de 80 leitos, como é o caso do hospital universitário da UEM, precisa ter sua CIHDOTT. A Comissão participa do protocolo de determinação de morte encefálica e garante os cuidados necessários do provável doador. Compete a ela abordar a família e dar a ela o suporte necessário, além de fazer o contato com a Central de Transplantes do governo estadual e acompanhar a equipe encarregada pela captação. 

UEM 

Nenhum comentário: