terça-feira, 14 de maio de 2013

HUM é certificado por boas práticas de prevenção de lesões





No início de maio, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) foi certificado, pela segunda vez consecutiva, com o selo de hospital com as melhores práticas de prevenção de lesões de pele concedido pela 3M do Brasil.

De acordo com Marli Balan, enfermeira responsável pelo grupo de tratamento de feridas, a certificação foi concedida pelos cuidados desenvolvidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Segundo ela, embora o trabalho de prevenção de lesões de pele tenha começado na UTI neonatal, a intenção da equipe de enfermagem é estendê-lo para todos os pacientes do hospital, priorizando as populações que configuram os extremos de vida – idosos e prematuros.

Marli explica que a pele desses grupos é mais vulnerável a lesões. Os prematuros, porque a pele ainda não terminou de se formar, motivo pelo qual pode se romper com maior facilidade. No caso dos idosos, com o passar do tempo e a diminuição das funções orgânicas, as características de proteção da pele – colágeno, elastina, glândulas sebáceas e sudoríparas -, também diminuem, facilitando a ocorrência de lesões.

O protocolo de prevenção de lesões aplicado no HUM consiste em limpeza adequada, hidratação e utilização de produtos que não sejam lesivos, preferencialmente adesivos de silicone.

UEM




Nenhum comentário: