sexta-feira, 17 de maio de 2013

Consulado apresenta programa de bolsa no Japão





A Universidade Estadual de Maringá recebeu, na última quarta-feira (15/5), o vice-cônsul do Japão, Daiki Naka, e a secretária do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Akemi Ferreira, que participou de uma palestra dirigida, especialmente, a alunos dos últimos anos de graduação e a pós-graduados da instituição.


O objetivo foi apresentar o programa Mext, que oferece diferentes tipos de bolsa de estudo para brasileiros em universidades públicas japonesas. As bolsas são uma iniciativa do Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, com a intermediação do Consulado Geral do Japão, que faz a seleção e encaminha o candidato ao programa escolhido. Há opções de bolsa para a realização de pesquisas em universidades japonesas, para o ingresso em cursos profissionalizantes ou de aprimoramento na língua, entre outras.

A vinda do vice-cônsul e da secretaria foi viabilizada por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI). Também participaram da palestra a vice-reitora Neusa Altoé, o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales, o responsável do ECI pela mobilidade estudantil Cássio David da Silva, e o coordenador do Instituto de Estudos Japoneses Jorge Júnior do Prado.

UEM

Nenhum comentário: