sábado, 25 de maio de 2013

Curso Como Funciona a Sociedade I tem início na UEM





Começou hoje (25) pela manhã na Universidade Estadual de Maringá (UEM) o Curso Como Funciona a Sociedade I, realizado pelos Centros Acadêmicos de Economia José James da Silveira (CAECO) e Florestan Fernandes (CAFF) de Ciências Sociais. 

O Curso faz parte da grade do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio (NEP) de São Paulo e está sendo Ministrado pelos Monitores do 13 de Maio, Cássius Marcelus Brito e Alexandre da Silva Loureiro. A Coordenação Geral do evento é da Professora Doutora Maria de Fátima Garcia do Departamento de Economia da UEM e Tutora do Grupo PET Economia.


SOBRE O CURSO BÁSICO CFS I
O curso básico "Como Funciona a Sociedade I", ou simplesmente CFS I, é uma introdução às categorias de análise da sociedade capitalista usadas por Marx em sua obra "O Capital" e para isso, parte da experiência concreta da sociedade brasileira atual. Adentrar a crítica da Economia Política efetuada por Marx abre as portas para as mais variadas áreas do conhecimento humano. Afinal, sem conhecer o funcionamento da sociedade capitalista não compreenderemos o sujeito do conhecimento nem quaisquer de seus objetos ou campos do conhecimento humano, concreta e historicamente.

Nesse quesito, um curso sobre o funcionamento da sociedade não apenas aceita, como até recomenda, que seus participantes sejam os mais heterogêneos possíveis. Jovens e idosos, gênero-etnia-credo, universitários, e, principalmente, gente que trabalha ou trabalhou nos mais variados afazeres, desde artesanato e agricultura até "chão de fábrica" e serviços.

Desta forma, o Curso Como Funciona a Sociedade I, se apresenta com outra ação no sentido de complementar a formação acadêmica e cidadã dos participantes. Além disso, cumpre um dos deveres das Instituições de Ensino Superior, em particular, as Públicas, de dialogarem, interagirem e transbordar conhecimento à sociedade.

O Curso continuar na tarde deste sábado (25), das 14h às 18h e amanhã, domingo (26), pela manhã (8h às 12h) e pela tarde (14h às 18h), totalizando 16 horas.




Nenhum comentário: