quinta-feira, 16 de maio de 2013

UEM e Secretaria da Família firmam parceira para a capacitação de Conselheiros Tutelares






A Universidade Estadual de Maringá (UEM) firmou um contrato com a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social para realizar quatro cursos de Formação Continuada para Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná. Os cursos serão ofertados nos níveis inicial e avançado.


O projeto tem como meta atender 1,5 mil conselheiros, distribuídos por 115 municípios da região Noroeste do Paraná.  A proposta é que até julho sejam finalizados dois cursos da fase inicial e, no segundo semestre, mais dois de nível avançado. O primeiro grupo, formado por cerca de 600 conselheiros, foi dividido em 16 turmas, cujas aulas já tiveram início e seguem até o final deste mês no câmpus sede e nos câmpus regionais da UEM em Umuarama e em Cianorte e, ainda, nos câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Paranavaí e em Campo Mourão.

O coordenador do projeto, Paulo Cesar Seron, professor do curso de Psicologia da UEM, reforça que cada curso destina-se a capacitar conselheiros tutelares e conselheiros dos direitos, visando a melhoria do atendimento às crianças, aos adolescentes e suas famílias. Segundo Seron, a proposta é financiada pelo FIA (Fundo Estadual para a Infância e Adolescência), cuja coordenação estadual está a cargo da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, pasta ocupada hoje por Fernanda Bernardi Vieira Richa.

Os cursos serão ministrados basicamente por professores da UEM. Cada módulo terá uma carga horária de 56 horas de duração, na modalidade presencial. O conteúdo programático, de acordo com o coordenador, contempla os conhecimentos relativos às questões legais que dão suporte ao amparo e proteção da criança e do adolescente, inclusive a legislação específica sobre o assunto.

“Nossa proposta também é incentivar a troca de experiências entre os conselheiros”, diz César Seron, lembrando que estão programados encontros microrregionais, nos quais deverão participar outros profissionais da Rede de proteção a essa população.

O projeto está regulamentado por meio do contrato nº 073/2012 firmado, em 30 de abril, entre a UEM e a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, e publicado no Diário Oficial em 9 de maio.

UEM

Nenhum comentário: