sexta-feira, 17 de maio de 2013

UEM é aceita no Grupo Tordesillas






A UEM acaba de ser admitida no Grupo Tordesillas. A carta de deferimento da candidatura chegou à Universidade nesta quarta-feira (16) e a oficialização da adesão à entidade deve ser concretizada em breve, com a entrega da documentação exigida pela organização internacional. O Tordesilhas surgiu a partir de um encontro de reitores do Brasil, da Espanha e de Portugal, em junho de 2000, para definir os pontos de cooperação entre as Universidades dirigidas por eles nesses países, considerando dois aspectos principais: a Ciência e a Educação. 


Durante as discussões, ficou decidido concretizar um conjunto de ações mais efetivas, como a organização de um grupo. A ideia é estimular a cooperação científica e educativa como “elementos chaves no novo papel que as instituições acadêmicas passaram a desempenhar num mundo marcado por profundas mudanças sociais e científico-tecnológicas”, destaca o site da entidade.

A adesão da UEM ao Grupo permite que esta concretize cooperações, convênios e parcerias com dezenas de instituições dos três países envolvidos. “Há uma maior facilidade de desenvolvimento de acordos bilaterais entre instituições dos países membros”, explica a assessora do ECI, Evanilde Benedito.

Já o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, disse que a participação no Grupo “é mais um passo no fortalecimento do projeto de internacionalização na nossa Universidade”.

UEM



Nenhum comentário: