O
projeto Escola de Aventura, realizado pelo Grupo de Estudos do Lazer, em
parceria com o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), o Colégio de Aplicação
Pedagógica (CAP), a Coordenação de Desportos e Recreação (CDR) e a Sociedade
Eticamente Responsável (SER), formou, no último dia 29, sua primeira turma na
modalidade Skate, compreendendo o domínio das manobras básicas.
Para
a demonstração de aprendizado, os alunos realizaram manobras como remada,
freio, olie e flip, na pista da UEM. Como o projeto visa apenas emancipar
crianças e adolescentes para a prática segura dos esportes de aventura, a cada
mês os alunos aprendem uma nova modalidade, o que lhes proporcionará a
ampliação das possibilidades de autorealização e de sociabilidade, além da
diversificação do lazer físico-esportivo.
A próxima modalidade no programa de trabalho é o slackline, que
é uma técnica do motanhismo, adaptada para o uso recreativo em praças, piscinas
e academias. O Slackline desenvolve o equilíbrio e o autocontrole, além de
exigir a concentração e a autosuperação. Todas as aulas fazem parte de dois
projetos de iniciação científica financiados pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que visam à produção de
metodologias de ensino eficientes e seguras para o trabalho com atividades de
aventura junto a crianças e jovens.
As aulas são realizadas próximas ao campo de futebol do
Departamento de Educação Física (DEF), às segundas e quartas-feiras, das 17h30
às 18h30. Mais informações pelo telefone: 3011-4314 ou 9890-6050.
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