sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Economista Formado na UEM vence Prêmio Brasil de Economia



Economistas que concluíram a graduação em instituições de ensino superior do Paraná obtiveram as primeiras colocações no Prêmio Brasil de Economia, que será entregue durante o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), que acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, em Belo Horizonte (MG). O grande destaque ficou por conta do economista formado pela Universidade Estadual de Maringá, George Felipe Rezendes Tada, que obteve a primeira colocação na categoria Monografia de Graduação, com o tema “Crédito Bancário e Desenvolvimento Regional no Período 2004 a 2009: O Enfoque Pós-Keynesiano da Não-Neutralidade da Moeda”. Com esta monografia, em 2011, o economista foi vencedor na categoria Economia Pura e Aplica do Prêmio Paraná de Economia, entregue pelo Corecon-PR. Tada vai receber como prêmio R$ 3 mil e uma bolsa de pesquisa no IPEA por um ano. 

parana

As economistas Rosangela Maria Pontili e Janete Leige Lopes, professoras da Fecilcam alcançaram a segunda colocação, mas na categoria Artigo Técnico ou Científico, e recebem a menção honrosa, pelo artigo “Trabalho Infantil e Pobreza da População Feminina Brasileira: Uma Discussão da Inter-Relação entre estes dois fatores”. Elas foram vencedoras do 5º Prêmio BRDE de Desenvolvimento, em 2010, com o tema “Inserção precoce no mercado de trabalho e baixo nível de escolaridade como condicionantes da renda pessoal no futuro e do crescimento econômico: análise e aplicação de um modelo probit comparando o Paraná, a Região Sul e o Brasil”. 
O economista Luciano Luiz Manarin D’Agostini, vai receber menção honrosa pela conquista do segundo lugar na categoria Livro de Economia, pela obra “Econoometria Temporal Multivariada”. Nesta categoria, também recebe menção honrosa pelo terceiro lugar com o livro “Aquarela do Brasil: do Café ao Plano Real”, o economista José da Silveira Filho.
Aos 24 anos de idade, o economista George Tada, atualmente reside em Rio Azul, interior do Paraná e trabalha na agência do Banco do Brasil (BB). Porém, ele é natural de Naviraí, do Mato Grosso do Sul. Ele prestou alguns concursos e foi aprovado para o do BB, da Caixa Econômica e para a prefeitura de Campo Grande (MS). 
Tada decidiu se inscrever ao Prêmio Brasil de Economia ao ser aconselhado por sua orientadora da monografia, a professora Eliane Cristina de Araújo Sbardellati. Foi a primeira vez que se inscreveu. Disse que tinha expectativas para o concurso regional, do qual foi vencedor, mas não pensava em vencer o nacional, mesmo assim, não perdeu as esperanças. “Recebi o comunicado que havia vencido o concurso nacional através de uma amiga de graduação, mas a princípio pensei que fosse engano. Claro que fiquei muito feliz com a notícia, e me senti reconhecido pelo trabalho”, revela.
Alcançar este resultado foi de grande importância para o economista, que atribui a conquista a dedicação que teve. “Foi uma tentativa de fazer minha parte, alguma diferença, quem sabe fazer algo pra tornar esse país um pouco melhor. Foram muitos meses de trabalho, pesquisando textos, lendo, formando um banco de dados, vivi seis meses de dedicação exclusiva para a monografia”, observa. 
George Tada, que ingressou na UEM em 2006 e realizou a colação de grau em janeiro de 2011, fala sobre a expectativa para a cerimônia. “Espero que eu possa comparecer, já que será uma data que comemorarei por todos os anos que virão”. Ele ainda comenta sobre a bolsa de estudos no IPEA. “Estou muito feliz pela oportunidade de participar da bolsa de pesquisa, pois será um grande marco na minha vida, uma ótima oportunidade para aprender muito sobre pesquisa econômica, e após o término, utilizar o conhecimento aplicando-o para desenvolvimento do país e melhoria de vida da população brasileira”. 
Para finalizar, George Tada fez questão de agradecer pela premiação ao departamento de economia da UEM e aos professores que teve oportunidade de conhecer durante o período de estudos.

Nenhum comentário: