domingo, 2 de setembro de 2012

Professora Neusa Altoé apresenta projeto de Espaço Sênior





CAECO Homenageia Professor José James da Silveira em 2012

Com o objetivo que valorizar os profissionais de economia, a Gestão UNIÃO de forma pioneira passou a homenagear professores ligados a história e as ações do Centro Acadêmico e do Departamento de Economia da UEM, sendo escolhido para o ano de 2012, o Professor José James da Silveira, o qual recebe o nome de nossa Gestão. Denominando-se Gestão UNIÃO 2012 – “José James da Silveira”. 




Durante a abertura, o Presidente Rafael Crozatti, destacou a importância do homenageado deste ano, o Professor José James da Silveira, ilustre personalidade e fundamental para o surgimento e muito responsável pela excelência do curso de economia da UEM.



Professora Neusa Altoé apresenta projeto de Espaço Sênior

A vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, apresentou o Espaço Sênior – UEM: preservação & convivência do capital humano, nesta sexta-feira, dia 31, no Sinteemar, durante o III Encontro dos Aposentados da Universidade Estadual de Maringá. O espaço era uma reivindicação dos aposentados da instituição. O projeto foi elaborado por estagiários de Arquitetura e Urbanismo e priorizou a acessibilidade, o conforto, o aproveitamento máximo do espaço, entre outros conceitos. O prefeito do Câmpus, Igor Valques, explicou que o projeto, com 359 m², conta com áreas social e administrativa e tem custo estimado de R$ 480 mil. Manoel Jacó Gimenes, organizador do Encontro dos Aposentados, explicou que os recursos para sua construção deverão ser buscados com parceiros.  


Projeto do Espaço Sênior


Durante a solenidade de abertura do evento, Gimenes lembrou que, na edição do ano passado, foram coletados os anseios, sugestões e propostas da categoria e foi elaborado um relatório partilhado entre Sinteemar, Reitoria, Afuem e Aduem. Informou que, neste ano, dois frutos disso estavam sendo apresentados: o projeto do Espaço Sênior e a Cooper UEM. Altoé comentou sobre rever amigos e a história da UEM e a lembrança dos fatos ocorridos. Disse que ela é uma das 400 pré-aposentados da Instituição. Ressaltou a importância de os novos aproveitarem a experiência e o conhecimento dos que ajudaram a construir a UEM. O presidente do Sinteemar, Éder Rossato, destacou que é preciso valorizar o capital humano, principalmente, o aposentado e permitir que se mantenha o elo entre ele e o setor e os companheiros de trabalho. Disse ainda que a Universidade não tem nenhum programa específico para os aposentados.  


Em seguida, José Aguiar de Souza abordou o tema Cooper UEM: oportunidade de emprego. A Cooper é uma cooperativa que está sendo criada e congregará os servidores aposentados da UEM. O objetivo é aproveitar os talentos dos aposentados da UEM para que continuem produtivos durante esse período, prestando assessoria, consultoria, serviços, mão-de-obra. Souza comentou que a cooperativa não tem nada a ver com a UEM nem com o Sinteemar, apesar de receber apoio de ambos. Além disso, Jacó Gimenes fez encaminhamentos da agenda dos aposentados.  
No período da manhã, foi inaugurada a galeria de fotos dos presidentes do Sinteemar. Criado em 1984 como associação, foi transformado em sindicato em 21 de agosto de 1985. A primeira gestão foi de Eleutério Vaselai e Dezinho Ferreira Brito, respectivamente, presidente e vice-presidente de 1984 a 1986. Os demais foram José Tarcísio Pires Trindade e Ricardo José Perin; Sidney José Munhoz e Tânia Calvi Tait; João Lino de Oliveira e Clarice Gravena; João Lino de Oliveira e Luiz Antônio Magarotto; Almir de Carvalho de Oliveira e João Alencar Pamphile; Ana Estela Codato Silva e Marcio Mendes Rocha; Ana Estela Codato Silva e Marcos Roberto Teixeira Primo; Eder Rossato e Maria de Fátima Vianna de Souza.

Nenhum comentário: