terça-feira, 25 de setembro de 2012

Estudantes de Economia encerram Paralisação VITORIOSA





Estudantes de Economia encerram Paralisação VITORIOSA
Na noite desta terça-feira (25) os acadêmicos de Ciências Econômicas deliberaram pelo término da GREVE ESTUDANTIL(Paralisação), deflagrada na sexta-feira (14/09) em Assembleia Geral.

Foram 11 dias de Paralisação (7 letivos) e 6 convocações de Assembleia Geral (3 deliberativas e 3 Reuniões Ampliadas do Centro Acadêmico), contando com a Assembleia realizada na quinta-feira (13),  sendo todas com carácter deliberativo. Em discussão: A Conjuntura das Universidades Públicas do Paraná, em especial da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O Movimento Estudantil do nosso Curso e as Assembleias entenderam e deliberaram por unanimidade (em todos os encontros) que a Greve Estudantil se fazia necessária, uma vez que condições mínimas para o bom andamento das aulas não estavam sendo atendidas, condições estas, postas pela própria normativa da UEM e do Ministério da Educação.

Além disso, a necessidade de Paralisação se deu por intermédio de uma necessidade coletiva, que pensou no todo e no individual. Muitos, poderiam ter o retorno já na segunda-feira, ou até mesmo antes, contudo, devemos pensar enquanto classe de Estudantes, e pensar, em cada amigo e amiga, que o não atendimento das condições mínimos, inviabilizariam a sua vinda e acesso às aulas. A UNIÃO nossa: Estudantes, é benéfica e necessária, sempre, e para os desafios que virão.

No início poucos acreditaram que a unidade estudantil em nosso Curso poderia culminar em um Movimento tão VITORIOSO, como foi este. Na prática, enquanto força coletiva, entraremos para a história como a Geração que não admitiu ter seus Direitos de acesso pleno ao Ensino Público, Gratuito e de Qualidade violados, que pensou em todos os amigos e amigas que pelas mais variadas razões teriam sido efetivamente prejudicados. 




Tanto o Centro Acadêmico de Economia, como o Comando de Greve do nosso Curso, agradecem o apoio dado pelos acadêmicos de Economia. Sem a compreensão dos estudantes, certamente não teríamos conseguido sustentar por tanto tempo a nossa Mobilização. Além disso, o bom diálogo com o Departamento de Economia e a solidariedade dos Professores que deliberaram de maneira convergente com as nossas Assembleias, foram fundamentais para minimizar os prejuízos que uma Greve traz, pelo menos no curto prazo.

Convidamos Todos e Todas para continuarem a discussão sobre a nossa Universidade. Temos diversas Pautas para serem debatidas. Muitas delas, já iniciamos uma reflexão durante os nossos encontros no período da Greve Estudantil.


Reunião entre o DCO e CAECO/Comando de Greve
Em reunião realizada na segunda-feira (24), a Professora Rosalina Izepão (Chefe do Departamento) se reuniu com representantes do Centro Acadêmico e do Comando de Greve. Em Pauta: A viabilização das condições mínimas para o retorno das aulas.

Do encontro saíram alternativas para que as aulas retornassem na quarta-feira (26). Pautas como auxílio alimentação para os alunos que dependem do RU e a digitalização de materiais didáticos para os acadêmicos que não possuem todos os livros ou materiais necessários para o dia-dia (uma vez que RU e BCE estavam fechados) foram acertadas, bem como a limpeza do bloco. Em relação a vigilância, a Instituição e a Justiça se posicionaram, aumentando o número mínimo de atuação no campus, conforme notificação recebida pelo SINTEEMAR no começo da semana. Ou seja, como sempre reforçamos desde o início do nosso Movimento, nosso retorno não estava condicionado com o término da Greve dos Servidores, mas sim as condições mínimas levantadas em Assembleia e respaldadas pelas normatizas da UEM e do MEC.

Naturalmente, com a Suspensão da Greve dos Técnicos, tais alternativas não foram levadas para votação, nem para a reunião do Departamento, nem para a Assembleia dos Estudantes.Ainda assim, em ambos os encontros, foram colocada as medidas, o que garantiria o fim da Greve Estudantil. É válido destacar a disposição da Chefia do Curso e dos estudantes, no sentido de viabilizarem o retorno das atividades acadêmicas. 


Passagem em Salas
Sabemos que muitos pontos do Movimento podem não ficar claros para aqueles que não puderam participar das nossas Assembleias. Desta forma, representantes do Centro Acadêmico e do Comando de Greve irão passar em todas as salas to Curso relatando e tirando dúvidas dos acadêmicos acerca de toda a sua construção e manutenção, além de outras matérias que surgiram durante este processo.

Em função do período ser de avaliações (provas/trabalhos), a passagem se dará daqui a duas semanas.(começo de outubro). Outras formas de informação serão utilizadas até lá, como Notas no blog (que sempre são colocadas), além das dúvidas respondidas pelo facebook e outros mecanismos de divulgação.

Além disso, todos aqueles que puderam participar das Assembleias e reuniões, tanto de curso, como dos Colegiados Superiores, DCE, Comando de Greve Geral, Assembleias dos Servidores Técnicos, dentre outras, certamente, estarão a disposição para esclarecerem todas as dúvidas que surgirem.


Calendário Acadêmico
Como as aulas começaram mais cedo neste ano em relação ao ano passado, é possível uma flexibilização do calendário acadêmico, sem prejuízo aos acadêmicos, em especial os que irão se formar neste ano. Com a folga em dezembro, a reposição destas aulas ganhas, se dará ainda em 2012.


Retorno às Aulas
As aulas retornam nesta quarta-feira (25), conforme apontamos em nossas últimas Notas.
É hora de recuperar o período de Paralisação e voltar à normalidade.





Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO)
Comando de Greve do Curso de Ciências Econõmicas da Universidade Estadual de Maringá


"Quem Ama a UEM, Luta por ela"

Nenhum comentário: