quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Estudantes de Economia ocupam sala do COU e exigem uma posição da Administração da UEM diante da atual Greve


Hoje (12/09) pela manhã, Alunos e Professores do Curso de Economia da UEM foram surpreendidos ao encontrar os dois portões de acesso ao bloco C-34 (bloco de Economia) lacrados. Um deles, conforme a foto abaixo foi trancado com cadeado (algo que não ocorre em dias normais) e soldado.



Conforme deliberado em ASSEMBLEIA do SINTEEMAR, os blocos seriam trancados normalmente, uma vez que compete a vigilância o cuidado com o patrimônio da UEM, contudo, dentro dos encaminhamentos fora acordado que os Professores que fossem dar as suas aulas não seriam impedidos, cabendo assinar um termo de responsabilidade e retirar as chaves necessárias junto ao Comando de Greve. 

Ao encontrar os nossos blocos trancados, a Chefe em exercício do Departamento de Economia Professora Marina Silva, o Coordenador do Curso de Economia  Professor Antonio Zotarelli e o Presidente do Centro Acadêmico de Economia Rafael Crozatti,  foram até o Restaurante Universitário (RU), dialogar com o Comando de Greve e retirar as chaves necessárias, contudo, não lhes foram entregues, sob a alegação de que não havia representantes no local, sendo 8h00, ou seja, 15 minutos após o início das aulas.

Enquanto isso, os alunos permaneciam em frente ao bloco de Economia na espera de informações. Ao retornar, o Presidente do Centro Acadêmico de Economia relatou o processo descrito nos dois parágrafos anterior, reforçando o acordo entre o Comando de Greve com a Administração da UEM no sentido de dar condições mínimas para que houvessem as aulas normalmente. Destacou também todo o apoio, tanto do Centro Acadêmico, como de todos os alunos de Economia, ao Movimento de Greve, uma vez que suas Pautas são legítimas, visando a melhoria de toda a Universidade, além disso, nestes dois anos, Economia vem dando exemplo de Luta em todo o processo de mobilização, principalmente, em Pautas como: Orçamento da UEM (contra o corte de verbas), reposição do quadro de Professores e Técnicos e uma política clara de Investimentos, para a conclusão dos blocos de aula, além da Casa do Estudante e de todas as Pautas do Movimento Estudantil, levantadas no processo de Ocupação da Reitoria do ano passado, o qual construímos juntos com o Movimento Estudantil da Universidade.

O que repudiamos é o desrespeito ao alunos que deixam as suas casas para virem até a Universidade em busca de sua formação profissional e cidadã, e ao chegarem até a UEM não tem acesso ao seu direito. Além disso, o Comando de Greve não cumpriu o acordado com a Comunidade Acadêmica, incluindo a Administração, e impediu o andamento normal das atividades acadêmicas.

Desta forma, o Centro Acadêmico convocou os alunos ali presentes para irem até a Reitoria da UEM exigir esclarecimento e posicionamento da Administração diante de tais fatos. Chegando lá, fomos recebidos pela Vice Reitora Professora Neusa Altoé, que reafirmou os acordos estabelecidos pela Administração com o Comando de Greve, no sentido de respeitar o acesso às salas de aula aos alunos e Professores. Destacou também a importância da unidade em torno da defesa pela Universidade, em cima de tantas Pautas que estamos enfrentando.

Os acadêmicos deliberaram favoravelmente a proposta da Vice Reitora e ocuparam a sala dos Colegiados Superiores (COU) com intuito de receber todos os esclarecimentos mencionados anteriormente. Ao permanecer na sala do COU em um Ato pacífico e legítimo, ouvimos da Vice Reitora que, no fim da manhã, terá uma reunião entre a Administração da UEM e o Comando de Greve, e pela tarde terá também reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) e do Conselho de Administração (CAD). Até o fim da tarde divulgaremos todas as deliberações formais tomadas nestas reuniões.




Hoje foi mais um dia em que os alunos do Curso de Economia da UEM, Curso que deu Origem à nossa Universidade, deram uma grande mostra de Luta em defesa da UEM, ao de maneira organizada e legítima ir até a Reitoria exigir um pronunciamento da Administração diante da greve e do momento posto.

Se mostraram, como sempre, juntos na Luta com os Técnicos, contudo, exigindo o respeito e acesso a todas as informações oficiais deste processo.

PARABÉNS A TODOS E A TODAS PELO DIA DE HOJE, PELA FORMA E  PELA CAUSA, FICARÁ MARCADA NA HISTÓRIA DO NOSSO CURSO!!!



* Hoje pela tarde não haverá aula, a noite, dependerá do avanço das reuniões já mencionadas nesta nota.

*Amanhã, desde já, convocamos os alunos para vire até a UEM, caso não tenhamos aula em nossos blocos, as aulas SERÃO TRANSFERIDA PARA A REITORIA na sala do COU até que haja uma definição.


Estamos Junt@s em Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, desta forma Junt@s com os Técnicos e Professores. A História prova isso!!!

Nenhum comentário: