domingo, 29 de julho de 2012

Umuarama: Alunos da UEM protestam pela ampliação do campus e pedem mais professores



Formando profissionais de primeira classe há dez anos, o Câmpus Regional de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM) precisa de ampliação na estrutura física, além da contratação de professores efetivos. O crescimento da instituição não acompanhou a demanda de cursos e alunos. Por isso, mais de mil universitários vão realizar um protesto visado chamar a atenção do Governo Estadual para a necessidade de melhorias.

 
 De acordo com o grupo de estudante, o protesto acontecerá durante toda a terça-feira (31) e também uma passeata será feita às 16h no centro da cidade até a prefeitura. “Devido às péssimas condições de estrutura e falta de professores, que a UEM está oferecendo no Câmpus de Umuarama – sede e fazenda – vamos paralisar a instituição e sair na rua pedindo melhorias”, informou o aluno de engenharia Ivan Marques.

A comissão formada de cinco alunos, que atendeu a reportagem, informou a necessidade de construção de mais salas de aulas; como melhorias das existentes, biblioteca, laboratórios e a falta de professores efetivos para diversos cursos. Com a implantação dos cursos de engenharias cresceu o número de alunos e com isso a necessidade de ampliação da instituição em Umuarama. 

“No ano que vem, sabemos que o Câmpus de Umuarama terá 12 turmas de engenharias e só temos apenas 10 salas de aulas. Nossa biblioteca é defasada, não tem acervo para pesquisar as disciplinas especificas e também não podemos retirar esses livros. Além disso, não temos professores efetivos e sem esses profissionais não podemos pedir verba para projetos de extensão e pesquisa. Muito menos apresentar nossos projetos em conferências”, informaram as alunas Marcela Scarassatti, Ana Carolina Barizon e Thays Tsuji.

Segundo o aluno Reinaldo Vendrame a falta de incentivo do governo e o maior problema da instituição. “Não temos incentivo à educação. O Governo Estadual cortou verbas. Já que estou na melhor universidade do Paraná, queremos sair daqui com aprendizagem com conhecimento. Não apenas com diploma”, exclamou o universitário.


Diretoria do Campus     
Segundo o diretor Câmpus da UEM/Umuarama, professor Osvaldo Joaquim dos Santos, a diretoria apóia os alunos e ressalta que todas as reivindicações já foram encaminhadas, há mais de um mês, e a diretoria está aguardando uma decisão do Governo do Estado. “Tudo que os alunos pediram já foi encaminhando para o Secretaria de Educação do Estado. Estamos esperando uma decisão do governo. Com a inclusão dos cursos de engenharias o campus de Umuarama está precisando de ampliação, como outros cursos também precisam de assistência”, diz.
O professor ressaltou que foi pedida a construção de 22 laboratórios; como a contratação de técnicos para o funcionamento dessa estrutura, a construção de uma biblioteca e a contratação de mais professores para vários cursos. “Estamos aguardando a posição do governo. Ao nosso lado temos o deputado federal Osmar Serraglio que sempre nos apóia e vamos lutar por essas conquistas”, noticiou.  

Câmpus Fazenda 
Dos Santos também argumentou a necessidade de melhorias no câmpus fazenda, onde estão os cursos de Veterinária e Agronomia. “Precisamos de mais salas para o curso de veterinária e melhorias nos laboratórios. Hoje a UEM/Umuarama conta com 1.100 alunos nas disciplinas presenciais e mais 800 alunos à distância. Não abrimos mais cursos à distância pela falta de estrutura”, finalizou. 

Nenhum comentário: