quarta-feira, 11 de julho de 2012

Coordenadores da Graduação e da Pós Graduação em Economia da UEM tomam posse


Economia UEM
Graduação:
O Curso de graduação de Ciências Econômicas da UEM possui novos Coordenadores, após dois mandatos seguidos conduzidos pelo Professor Natalino Henrique Medeiros, o seu Adjunto Professor Antonio Zotarelli assume a Coordenação da Graduação tendo como Coordenador Adjunto o Professor Robson Luis Mori.

Boa parte das Pautas prioritárias hoje trazidas pelos acadêmicos ao nosso Centro Acadêmico fazem parte das atribuição da Coordenação do Curos, destacando:

  • Transição das Grades - Como sabemos o nosso curso vive um período de transição de grades, tanto o turno integral como o noturno da nova chegam ao seu terceiro (de quatro anos para o integral e de cinco anos para o noturno), a grande antiga ainda possui no período matutino e noturno as turmas do quarto e do quinto ano. Algumas disciplinas já não existem mais ou são semestrais e não mais anuais. Esse momento é de dúvidas, o que é natural e Centro Acadêmico desde o ano passado de maneira Combativa vem lutando ao lado dos acadêmicos por suas legítimas reinvindicações. As conquistas são reflexo desta mobilização dos estudantes. De quaquer forma, sabemos que muito ainda falta para avançarmos nesta matéria e certamente o faremos neste ano ainda.
  • Nova Resolução das Dependências - Outro ponto importante, principalmente, diante das particularidades do nosso Curso. A nova Resolução já está em vigor e o Departamento deverá se posicionar sobre quais ponto irá acatar e modificar. O CAECO vem estudando muito esta matéria e já se encontra pronto para abrir discussão com os acadêmicos e tirar uma posição a ser levada para e defendida junto à Coordenação do Curso.
O Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira - CAECO foi parceiro da última Gestão da Coordenação do Curso, conduzida pelo Professor Natalino Henrique Medeiros  e pela próprio Professor Antonio Zotarelli (era Coordendor Adjunto) e renovou esses votos para a Gestão que se inicia. Eleições DCO 2012: Votação e Propostas  

 

"Com a Coordenação temos na Transição das Grades e na nova Resolução das Dependências dois pontos que causam preocupação aos nossos acadêmicos(as), a segunda matéria atinge por sinal a todos(as), incluisve, os calouros(as). Trabalhamos juntos durante a Gestão do Professor Medeiros, destacando as atividades referentes ao Jubileu de Ouro do nosso Curso, onde ele Presidiu brilhantemente a Comissão Organizadora. Este trabalho conjunto irá continuar, já conversamos inicialmente e a ideia é que já neste ano os pontos gerais que  se referem ao pontos que eu destaquei serão definidos" destaca o Presidente Rafael Crozatti.


Pós Graduação:

O Programa de Pós Graduação em Economia será Coordenado pelo Professor Joilson Dias, tendo como Coordenadora Adjunta a Professora Maria Helena Ambrósio Dias. O Professor Joilson era Adjunto do Professor Alexandre Florindo Alves que foi Coordenador no último biênio.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (Mestrado e Doutorado - Área de Teoria Econômica) está recomendado pela CAPES/MEC, com conceito 4. 

O Programa possui duas linhas de pesquisa: Economia Aplicada e Desenvolvimento Econômico.  Essas linhas de pesquisas estão representadas por disciplinas específicas, denominadas de “Disciplinas de Linhas de Pesquisa” - as quais têm por objetivo:

1) Ampliar as opções que os alunos do curso dispõem para realizar suas próprias pesquisas e desenvolver suas dissertações;
 

2) Difundir as pesquisas realizadas pelo corpo docente.

O Presidente do Centro Acadêmico Rafael Crozatti destacou a recente aproximação com a Pos Graduação: 

"Tivemos uma aproximação inicial e importante com a Pós, incluisve, de maneira inédita na UEM tivemos representação discente da Pós Graduação no PDI do DCO na Comissão Discente, que também é inédita, desta forma tivemos acesso as Pautas dos acadêmicos e agora poderemos agir em conjunto no 2° semestre. Temos um espaço para avançar e diversas parcerias será realizadas daqui pra frente que contribuirá e muito para a graduação também"

 


Novos membros do CEP da UEM são empossados

Numa solenidade realizada, no dia (6), no auditório do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), foram empossados os novos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP)  para o mandato de dois anos. 

Na posse do CEP, que ocorreu pela manhã, além dos Coordenadores e Coordenadores Adjuntos de colegiados dos cursos de graduação e de pós-graduação, tomaram posse os representantes, titulares e suplentes, dos departamentos que não oferecem cursos de graduação.

Falando em nome dos conselheiros que deixavam o cargo, o professor Antonio Roberto Giriboni Monteiro, do Departamento de Engenharia de Alimentos, afirmou ser um desafio coordenar um curso na UEM, mas que, ao final da gestão, é gratificante observar as conquistas obtidas. 

 

Em nome dos conselheiros empossados, a professora Claudia Cirineo Ferreira Monteiro, do curso de Design, disse esperar da nova gestão do CEP um grupo unido e coeso, para que possam tomar decisões que sejam positivas para a UEM.


O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou dois grandes desafios aos novos conselheiros: ajudar a avaliar as carências da Universidade, buscando, juntamente com a instituição, suprir as fragilidades apontadas, e implementar, de forma efetiva, a internacionalização da UEM. 

Fonte: UEM

Nenhum comentário: