segunda-feira, 23 de julho de 2012

Acadêmicos da UEM apresentam resultados do PAF Social em Curitiba


O Plano Anual de Fiscalização Social é uma iniciativa pioneira no Brasil, implementada pelo Tribunal de Contas do Paraná, que promove a participação de universidades, conselhos municipais e entes representativos da sociedade para a auditoria social. Ou seja, busca promover o conhecimento e a fiscalização das  contas públicas por meio dos cidadãos, promovendo assim o conhecimento e compreensão das contas públicas e a transparência na gestão pública. Além da auditoria social, o projeto abrange também o estudo de indicadores, por meio dos quais torna-se possível uma análise mais precisa da situação dos municípios paranaenses.

A primeira etapa do projeto contou com a participação de 7 universidades estaduais, dentre as quais a UEM, da qual participou o total de 40 Acadêmicos, 20 de Maringá e 20 de Cianorte. Em Maringá o projeto é conduzido sob a coordenação da professora do Departamento de Economia da UEM, Amália Maria Goldberg Godoy, e a orientação dos professores Julyerme Tonin (Departamento de Economia/UEM) e professora Vera Sirlene Leonardo (Departamento de Ciências Contábeis/UEM).



Destaca-se a participação dos Acadêmicos de economia: Antonio Augusto Umbelino (4º ano), Anderson Castro (4º ano), Beatriz Fernandes Pereira (4º ano), Beatriz Passarelli Gomes (5º ano), Carlos Eduardo Gomes (4º ano), Carlos Vinícius Rodrigues (4º ano), Ivan Prizon (4º ano), Higor Valentino (5º ano), Leonardo Antonio Santin Gardenal (5º ano) e Nathália Castilho Junqui (5º ano). O projeto contou ainda com a participação de Acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Estatística e Pedagogia.


A conclusão da primeira etapa do projeto, onde os relatórios de cada universidade foram apresentados, ocorreu nos dias 05 e 06 de julho, no Canal da Música, em Curitiba. O evento contou, na noite do dia 05, com uma conferência com o Jornalista Caco Barcellos, que aproveitou a ocasião para enfatizar a importância da participação social, bem como apresentou sua trajetória de vida e a participação dos universitários no programa que comanda na Rede Globo, o Profissão Repórter.


Na manhã do dia 06, houveram as apresentações dos relatórios de cada universidade, onde puderam ser apontadas irregularidades na administração de alguns municípios, bem como, previamente, de um parecer do setor administrativo dos municípios.


Desta forma, concluiu-se a primeira etapa do projeto, cuja abrangência foi de uma amostra de 9 municípios de todas as regiões paranaenses.

Pode ser acessado abaixo o vídeo elaborado como resultado das pesquisas realizadas pelo grupo de Maringá, que apresenta os indicadores educacionais para os municípios da Região Metropolitana de Maringá (RMM).



O Centro Acadêmico de Economia parabeniza a iniciativa do Tribunal de Contas do Paraná pela visão inovadora, trazendo de forma pioneira este mecanismo de fiscalização das contas públicas, bem como, aos Coordenadores, Orientadores e Acadêmicos que realizaram a pesquisa e participam deste projeto.

Nenhum comentário: