quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Solenidade marca início de Semana do Economista e comemoração do Projeto Conjuntura Econômica




Solenidade, realizada na noite desta segunda-feira (26), marcou o início da 28ª Semana do Economista da UEM, que prossegue até o dia 30 deste mês, e a comemoração dos 20 anos do Projeto Conjuntura Econômica. Antes da cerimônia, foi descerrada uma placa alusiva aos 20 anos do Projeto Conjuntura Econômica, que foi descerrada pelos professores José Roberto Pinheiro de Melo e Antônio Gomes de Assumpção.

Durante o evento, o coordenador da Semana do Economista, Robson Luis Mori, agradeceu o empenho de todos os egressos que vieram de várias cidades do País e destacou a importância da Semana, já tradicional na UEM. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, Joilson Dias, lembrou que o PCE é um grande parceiro tanto da Semana como do Conjuntura Econômica.

O professor Antônio Gomes Assumpção fez um registro histórico do Projeto Conjuntura Econômica, listando os coordenadores que passaram por ele. Lembrou que o projeto foi criado pelo professor Antônio Carlos de Campos e destacou que é muito importante na formação e na excelência dos alunos de Ciências Econômicas da UEM. Aproveitou para elogiar a participação do professor emérito da UEM, José James da Silveira, um grande exemplo para o curso.
A chefe do Departamento de Economia, Rosalina Lima Izepão, fez uma retrospectiva de todas as séries do curso relacionando-as com a semana, ressaltando sua importância para o evento. Agradeceu a vinda em peso dos egressos e citou que o Projeto Conjuntura Econômica é o elo de ligação entre a graduação e o mercado de trabalho.
O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Nilmen Salles, citou que a efervescência intelectual e cultural dos alunos gera uma busca pelo novo e consequentemente aumenta a qualidade do curso, estimulando os professores a buscar novos patamares de ensino de excelência. O chefe de Gabinete, Maurício Antônio Custódio de Melo, traçou paralelos entre a Física e as Ciências Econômicas, destacando que ambas precisam coletar dados e realizar previsões técnicas sobre esses dados. Disse que as Ciências Econômicas fazem planejamento de longo prazo sobre os resultados apresentados nos levantamentos. Também ressaltou a importância do curso não só para o CSA como para a UEM.



Por meio de palestras, minicursos, apresentações de artigos, pôsteres, entre outras atividades, a Semana do Economista, promovida pelo Departamento de Economia da UEM, tem como tema Infraestrutura e Crescimento Econômico: os desafios para o Brasil. No dia 29, haveria uma palestra, proferida pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, acompanhado do deputado estadual Enio Verri, que abordaria a temática do evento em seu contexto político, porém o ministro desmarcou sua vinda em razão de outros compromissos assumidos para mesma data. Em seu lugar, Bernardo indicou o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão. As atividades da semana são realizadas no Bloco C-34. Outras informações pelo fone 3011-4905 ou site www.dco.uem.br.


UEM

Nenhum comentário: