sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Farmácia Popular é reaberta na UEM



Está novamente em funcionamento, desde o último dia 16, a Farmácia Popular do Brasil na Universidade Estadual de Maringá. O serviço é uma opção para a aquisição de medicamentos a preços acessíveis, por meio de uma parceria entre o governo federal/Ministério da Saúde e a UEM. Localizada no anexo do Bloco Q-04, ao lado da Farmácia-Ensino, a unidade interrompeu suas atividades por um ano, para manutenção do programa junto ao governo federal. 

O estabelecimento dispõe de 108 medicamentos, classificados como essenciais e constantes da Relação Nacional de Medicamentos (Rename), enviados pela Fiocruz. Os remédios da atenção básica atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população. Estão à disposição produtos para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, além de medicamentos contra cólicas, enxaqueca e inflamações. Os anticoncepcionais também são disponibilizados a preços bem mais acessíveis. Pessoas que necessitam de medicamentos contra hipertensão, diabetes e asma, podem adquiri-los gratuitamente, por meio de prescrição médica. 

De acordo com a professora do Departamento de Farmácia (DFA) e responsável pela Farmácia Popular, Raquel Soares Tasca, a UEM é a única universidade estadual do país a possuir uma unidade como essa. Segundo ela, ao ser reaberta, a Farmácia mantém o objetivo básico de prestar atendimento de qualidade e de oferecer assistência farmacêutica aos usuários.

A professora também destaca como diferencial da universidade na administração da farmácia os estágios supervisionados, oferecidos aos alunos de graduação do curso de Farmácia, como forma de enriquecimento da formação. Segundo Raquel Tasca, além de sete bolsistas, a unidade da UEM possui dois farmacêuticos e dois agentes universitários.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo), e aos sábados, das 8h às 12h, e é voltado para pessoas que apresentarem prescrição médica. O telefone da Farmácia é 3011-1398 ou 3011-1399. 


UEM

Nenhum comentário: