domingo, 4 de agosto de 2013

Museu da Bacia do Paraná recebe recursos para acessibilidade





Foi assinado, na tarde desta sexta-feira (2), o repasse de R$ 180,33 mil para a realização de obras de acessibilidade no Museu da Bacia do Paraná (MBP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os recursos são oriundos de um edital do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro. O documento foi assinado pelo reitor Julio Santiago Prates Filho e pelo superintendente regional da Caixa, no Noroeste do Paraná, Roberto Bachmann, que estavam acompanhados da vice-reitora Neusa Altoé, e do diretor financeiro da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Científico (Fadec), Ozório Kunio Matsuda. 

O projeto contemplado pelo edital da Caixa foi submetido pela coordenadora do Museu, Sandra Pelegrini, com vistas à implantação e remodelação dos acessos adaptados para pessoas com necessidades especiais, que tem o nome Museu da Gente: acessibilidade e inclusão social no MBP. “Ficamos em quarto lugar na seleção de projetos feita pela Caixa”, lembrou a professora Sandra. Ela ainda disse que “esta é uma forma de receber ainda mais pessoas no Museu, que conta um pouco da história de Maringá”. 

Os recursos serão destinados à compra de equipamentos de consumo, mas o foco principal são as obras de acessibilidade que vão recompor a entrada do Museu, o banheiro e o anexo. Este vai receber parte do acervo, no futuro. Ainda serão adquiridas cadeiras de rodas e outras facilidades para os visitantes com necessidades especiais. 

Estiveram presentes à assinatura o primeiro coordenador do MBP, o professor Sérgio Luiz Thomaz, e diversos representantes da Caixa, entre eles, o gerente regional Jair Bertoco e o gerente geral da agência da UEM, José Julio Paloni. O professor Julio agradeceu a ajuda da Caixa nesta empreitada de modernização do Museu, visto que se trata de um dos cartões postais da UEM, “conta a história desta universidade, desde que trabalhávamos em prédios de madeira, localizados à beira das alamedas poeirentas de terra vermelha”, lembrou Prates Filho. 

Segundo a professora Sandra, as licitações para a compra de material de construção e de equipamentos começam a ser agilizadas já na próxima semana, e as obras devem estar concluídas em abril de 2014. 

UEM 


Nenhum comentário: