quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Maratona reúne quase 2,5 mil atletas neste domingo




A X Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima - Pare de Fumar Correndo será realizada neste domingo, dia 25, com o objetivo de comemorar o dia Nacional de Combate ao Fumo, realizando uma grande festa do atletismo convidando a todos a terem uma vida saudável. A competição se inicia às 7h30, em frente à Prefeitura de Maringá, com a participação de 312 equipes, totalizando 2.496 atletas, que percorrerão distância de 42.195m (em circuito).

Além da prova, será realizada a Feira de Saúde da Maratona com exames e orientações ao público presente na praça da Prefeitura. Neste ano, os interessados também poderão visitar a feira à tarde. A UEM, por meio de projetos de extensão, participará da campanha da RPC TV, intitulada Movimento Saúde, que faz parte de um programa maior, o Paraná do Bem. A Feira da Saúde da maratona será das 8 às 12. E das 14 às 18 horas, a feira, com a denominação Movimento Saúde UEM, prossegue atendendo o público.

A Odontologia dará orientações sobre saúde bucal em geral e também sobre os malefícios provocados pelo tabaco, como lesões e câncer bucal. A Medicina fará a aferição da pressão arterial. A Farmácia disponibilizará testes de glicemia. O Hemocentro efetuará o cadastro de medula óssea. A Fisiologia entrará com avaliação física/corporal. A Educação Física alegrará os interessados com jogos recreativos. Já o projeto Tabagismo mostrará material anatômico com patologias relacionadas com o tabaco; fará cadastro de interessados em parar de fumar e os encaminhará para tratamento.




Os organizadores lembram que, no dia da prova, diversas vias públicas serão interditadas, das 7h30 às 13 horas (confira o mapa do percurso). A interdição está a cargo da Setran, com apoio da Polícia Militar e do Tiro de Guerra. A Maratona é uma realização da UEM e do Lions Clube Maringá Universitário – Integração, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura de Maringá, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Policia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad e Associação SER. 

Outras informações pelo site www.tabagismo.uem.br ou pelo fone (44) 3011-5988.

UEM

Nenhum comentário: