sexta-feira, 1 de março de 2013

CAs de Economia e Ciências Sociais promovem discussão sobre a Conjuntura Econômica da UEM






Na tarde da última quarta-feira (27) o Centro Acadêmico de Economia e o Centro Acadêmico de Ciências Sociais promoveram em parceria uma Mesa sobre a Conjuntura Econômica da UEM.

O evento marcou o encerramento da Recepção aos Calouros dos Cursos de Ciências Econômicas e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá e esteve na programação da Calourada do Diretório Central dos Estudantes (DCE - Gestão Movimente-Se UEM).


MESA: CONJUNTURA ECONÔMICA DA UEM 
Inicialmente, a Chefe do Departamento de Economia (DCO) Professora Dra. Rosalina Lima Izepao abriu  a Mesa dando boas vindas aos Professores convidados e agradeceu pela presença dos acadêmicos e acadêmicas, Professores, Técnicos administrativos e demais membros da Comunidade acadêmica e externa, destacando a relevância do tema discutido, principalmente, no momento atual.

A primeira exposição ficou por conta do Professor Dr. Neio Lúcio Peres Gualda do Departamento de Economia da UEM, que já foi Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Conselheiro de Administração e Assessor de Planejamento da UEM. O Professor destacou como é construído o Orçamento Gerencial da Instituição, desde a elaboração até a sua aprovação nos Conselhos Superiores, levantando as receitas e despesas, junto com suas origens. Além disso, o Professor Dr. Neio Lucio apontou a composição percentual de cada rubrica e sua evolução recente.

A segunda exposição foi feita pelo Professor Dr. Julio Cesar Damasceno do Departamento de Zootecnia da UEM que tem como experiência administrativa, em destaque: Coordenador da Fazenda Experimental da UEM no período 1996-1997; Chefe do Departamento de Zootecnia da UEM nos períodos 2000-2002, 2002-2004 e 2006-2008; Diretor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias da UEM no período 2008-2012 e atualmente é Diretor do Centro de Ciências Agrárias e Conselheiro de Administração da UEM. O Professor fazendo um link com a fala anterior trouxe para discussão a realidade atual em cima das rotinas do Conselho de Administração. Destacou a necessidade de se debater o Modelo de Universidade Pública que queremos e sua viabilização e a importância da representação e atuação dos Estudantes em todo esse processo, levando também os anseios da Comunidade, através dos espaços organizados pelo Movimento Estudantil, via Centros Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes. 

Presente na discussão o Professor Dr. Osvaldo Germano do Rocio do Departamento de Matemática da UEM também compôs a Mesa. O Professor que já foi Conselheiro de Administração da UEM pelo Centro de Ciências Exatas, tem uma vasta experiência administrativa, e atualmente é Conselheiro Universitário da Instituição. Rocio lembrou de toda a discussão envolvendo o debate sobre  Autonomia Universitária que a UEM teve no passado, trazendo os parâmetros na época utilizados. Destacou também a importância do tema e da mobilização dos Estudantes e de toda a Comunidade. A fala do Professor encerrou a exposição e abriu o debate.

Na sequência foi aberta a discussão via intervenções dos participantes, com perguntas e reflexões dos Professores, Técnicos administrativos e demais membros da Comunidade acadêmica e externa.

O Presidente do Centro Acadêmico de Economia Rafael Crozatti encerrou destacando o papel das entidades representativas dos Estudantes em debates como este. Apontou as recentes conquistas do Movimento Estudantil e os desafios que já se consolidam na Agenda deste ano. 

Lembrou da importância da atuação dos representantes discentes nos Conselhos da Universidade e nas Comissões que se formam, contudo, destacou que antes de tudo o Movimento Estudantil sendo um Movimento Social, deve sempre estar mobilizando e "ir para rua" quando necessário e promover debates e espaços democráticos de discussões. Agradeceu todos os Professores convidados, os participantes, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais pela parceria e o Diretório Central dos Estudantes por todo apoio nesta e nas demais atividades do CAECO. 

Nenhum comentário: