quarta-feira, 20 de março de 2013

Moção de apoio à luta dos estudantes da Unicentro e repúdio à empresa que fornece alimentação ao RU de Irati






O Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO) Assina esta Moção e Apoia integralmente a Luta dos Estudantes da UNICENTRO.


Moção de apoio à luta dos estudantes da Unicentro e repúdio à empresa que fornece alimentação ao RU de Irati

No dia 01 deste mês (março) os estudantes da UNICENTRO, do campus de Irati tiveram o Restaurante Universitário fechado. O motivo desta suspensão de um dia, segundo a empresa terceirizada que presta serviços à Universidade era a mobilização dos estudantes, que lutam pela estatização do RU. Em trecho da nota, a empresa diz: que os estudantes “prejudicam o bom funcionamento do RU”.


A Direção do Campus chamou o DCE da UNICENTRO Irati para uma reunião, onde tentou mediar a situação. Na segunda-feira passada (04/03) foi realizada uma Assembleia Geral dos Estudantes para discutir o assunto e deliberar qual será a postura dos estudantes como um todo com relação à esse verdadeiro boicote realizado pela empresa.

As mobilizações estudantis tiveram início na Universidade no ano passado, devido à má qualidade da alimentação oferecida e ao alto preço cobrado pela empresa terceirizada que gerencia o RU. Inicialmente, eles levavam marmitas para o almoço, e com a adesão de mais pessoas, realizaram manifestações e passeatas. O campus de Guarapuava também aderiu ao movimento. Ou seja, a cada dia, o movimento ganhou e vem ganhando força entre os estudantes e isso incomoda tanto à administração quanto à empresa responsável pelo RU.

A falta e ineficácia da assistência estudantil oferecida pela Universidade é algo generalizado. Aqui na UEM isto não é diferente – o RU está em reforma e continuará fechado por, no mínimo, 8 meses. O DCE (Gestão Movimente-se) e o conjunto dos Centros Acadêmicos da UEM vêm por meio desta nota repudiar a atitude da empresa, da direção do Campus Irati e da reitoria da Unicentro e apoiar a luta dos estudantes de Irati e Guarapuava por melhor qualidade da alimentação, menores preços e, sobretudo, a estatização do RU.

Não podemos mais aceitar atitudes como à da empresa, que deixa de fornecer alimentação aos estudantes de uma Universidade Pública, apontando como motivo a luta dos estudantes, querendo assim desmobilizá-los e coagi-los.

Continuem na luta companheiros, e contem conosco!


Todo apoio à luta dos estudantes da UNICENTRO por um RU estatizado!



DCE UEM - Gestão Movimente-se UEM 2012-2013

Conselho de Entidades Estudantis de Base – CEEB/UEM 

Nenhum comentário: